AdC acusa seis cadeias de supermercados e dois fornecedores de bebidas de concertação de preços

São visados nesta acusação as cadeias Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan, Lidl, Intermarché e E-Leclerc, bem como os fornecedores Sumol+Compal e Sogrape.

Pouco mais de uma semana depois de ser conhecida a acusação aos supermercados e à Bimbo Donuts, a Autoridade da Concorrência (AdC) avançou com outra acusação no setor, a seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de bebidas, de concertação dos preços praticados ao consumidor.

Em causa estão “indícios de que Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan utilizaram o relacionamento comercial com os fornecedores Sumol+Compal e Sogrape para alinharem os preços de venda ao público (PVP)”, adianta a AdC, em comunicado. No caso das bebidas não-alcoólicas e sumos, o Lidl também é visado na acusação, enquanto no caso das bebidas alcoólicas, estiveram igualmente envolvidas as cadeias Intermarché e E-Leclerc.

No caso da Sumol+Compal, os comportamentos investigados desenvolveram-se entre 2002 e 2017, enquanto na Sogrape foram entre 2006 e 2017. Dois administradores e dois diretores de cada um dos fornecedores, Sumol+Compal e Sogrape, são também visados individualmente nesta investigação da AdC.

A adoção da Nota de Ilicitude, que se junta aquela conhecida na semana passada, “não determina o resultado final da investigação”, sendo que os visados terão oportunidade de “exercer os seus direitos de audição e defesa em relação aos ilícitos que lhes são imputados e às sanções em que poderão incorrer”, refere a AdC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AdC acusa seis cadeias de supermercados e dois fornecedores de bebidas de concertação de preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião