Bolsas europeias recuperam. Papel sustenta PSI-20

Os mercados vivem dias de volatilidade à medida que os investidores tentam interiorizar as diferentes projeções económicas. Após abertura em queda, a última sessão da semana acabou por ser positiva.

Após alguma pressão ao longo da sessão, as principais bolsas europeias fecharam em terreno positivo. Lisboa acompanhou o sentimento positivo com a ajuda do setor do papel e pasta de papel. O PSI-20 fechou a ganhar 0,77% para 4.464,64 pontos, enquanto o Stoxx 600 avançou 0,81%, o alemão DAX e o espanhol IBEX 35 subiram 1% e o francês CAC 40 somou 0,88%.

Os mercados acionistas globais têm sido influenciados pela escalada de casos de coronavírus, mas a melhoria nos dados económicos têm dado suporte. “A diferença entre as várias projeções macroeconómicas ainda é extremamente elevada. Não é, por isso, surpreendente que haja tanta volatilidade no mercado“, explicou Elliot Hentov, responsável de research da State Street, à Reuters.

A última sessão da semana acabou assim por ser positiva, com tanto o Stoxx 600 como o PSI-20 a registarem ganhos semanais. Na sessão, foi o setor do papel e pasta de papel a destacar-se. A Altri subiu 2,3%, a Semapa ganhou 1,99% e a Navigator avançou 1,4%.

Na energia, a EDP Renováveis valorizou 2,23%, a EDP 0,75% e a Galp Energia fechou a ganhar 0,43%. Em sentido contrário, os CTT e o BCP pressionaram. A operadora postal perdeu 1,14% para 2,175 euros por ação e o banco recuou 1,04% para 0,1051 euros.

Após esta semana, os investidores europeus preparam-se para o arranque da época de resultados na próxima semana, de olhos postos no impacto da pandemia. As estimativas dos analistas consultados pela Reuters é que os lucros das cotadas do Stoxx 600 tenham caído 53,9% no segundo trimestre do ano.

A par da earnings season, haverá também na próxima semana duas reuniões importantes para o financiamento da recuperação europeia. Os governadores do Banco Central Europeu (BCE) reúnem-se com o programa de emergência na agenda, enquanto os líderes europeus irão tentar novamente um acordo sobre o fundo de recuperação da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas europeias recuperam. Papel sustenta PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião