Dono da Zara passa Merlin e torna-se o maior investidor imobiliário comercial de Espanha

A carteira de imóveis de Amancio Ortega voltou a crescer fortemente em 2019. O fundador da Zara ultrapassou 15.000 milhões de euros em ativos imobiliários reunidos sob a égide do Grupo Pontegadea.

O império de Amancio Ortega, fundador do grupo Inditex, não pára de crescer. Depois de uma avultada fortuna ligada ao setor do vestuário, o multimilionário espanhol dá cartas no setor do imobiliário, tendo superado os 15 mil milhões de euros em ativos imobiliários no ano passado. Com esse número, torna-se no maior grupo imobiliário comercial do país, à frente da Merlin e da Colonial.

Considerado o homem mais rico de Espanha, Amancio Ortega terminou o exercício de 2019 com uma carteira de imóveis avaliada 15.163 milhões de euros, segundo o Grupo Pontegadea, sob o qual realiza os seus investimentos imobiliários e comerciais, citado pelo Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol). Este montante inclui todas as propriedades das diferentes holdings, incluindo todas as subsidiárias do empresário galego.

Assim, o portefólio do multimilionário de 84 anos é apenas ultrapassado pelo El Corte Inglés, cuja carteira imobiliária está avaliada 17.400 milhões de euros, no ano passado. Com estes ativos, Ortega ultrapassa os ativos da Colonial (12.196 milhões) e da Merlin (12.267,3 milhões), as duas maiores sociedades investidoras em imobiliário de Espanha.

Só no ano passado, Amancio Ortega investiu 2.065 milhões de euros em novos ativos, sendo que vários investimentos foram realizados nos Estados Unidos. É o caso dos complexos comerciais de Troy Block e Arbor Bocks, ambos em Seattle, pertencente ao estado de Washington. Com estes imóveis, Ortega passou a ser o senhorio das duas gigantes tecnológicas Amazon e Facebook, respetivamente. Em Londres, construiu um edifício conhecido como The Post Building, cujo negócio foi avaliado em 700 milhões de euros.

De acordo com o jornal espanhol, 61% do portfólio imobiliário de Ortega está localizado na Europa. Além disso, o empresário galego investiu nas área da energia e das telecomunicações, através da compra de 5% do capital Enagas no último ano, bem como da aquisição de 9,99% da unidade de torres da Telefónica, por intermédio da Pontegadea.

Com estes vários investimentos, o homem mais rico de Espanha tem agora uma fortuna avaliada em 8,5 mil milhões de dólares, ocupando a 14.ª posição, de acordo com o Índice de Multimilionários da Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dono da Zara passa Merlin e torna-se o maior investidor imobiliário comercial de Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião