FC Porto é campeão e garante milhões da Champions

Os dragões festejam o 29.º título de campeão da sua história e garantem o acesso direto à prova milionária da Liga dos Campeões na próxima temporada.

O FC Porto sagrou-se campeão nacional da época 2019-2020, uma temporada marcada pela suspensão das competições entre março e maio por causa da pandemia. Com esta conquista, os dragões festejam o 29.º título de campeão da sua história.

Do ponto de vista financeiro, a conquista do título garante o importante acesso direto à prova milionária da Liga dos Campeões na próxima temporada, competição que os portistas falharam na presente temporada e que teve reflexos importantes nas contas.

Com a Champions assegurada, o FC Porto prepara-se para receber um encaixe de vários milhões de euros pelo simples facto de estar na prova milionária. Em relação ao Benfica, com o segundo lugar na liga, terá de participar nas pré-eliminatórias para alcançar a fase de grupos.

Os valores que a UEFA vai distribuir aos clubes na próxima época desportiva ainda não são conhecidos – motivo explicado pelo adiamento da presente edição da competição para agosto, que será disputado em Lisboa. No entanto, é possível ter uma ideia das quantias, tendo como referência a presente temporada.

Na presente edição, quem chegou à fase de grupos foi automaticamente premiado com 15,25 milhões de euros, valor a que se somou um outro montante em função do ranking dos últimos dez anos — o Benfica recebeu 27,7 milhões tendo em conta o 10.º lugar que ocupava no início da época, dois lugares atrás dos portistas. Para além disso, uma vitória nesta fase da competição rendeu aos clubes 2,7 milhões de euros e um empate 900 mil euros.

A estes valores somam-se dinheiros relativos aos direitos de transmissão dos jogos, o chamado market pool. A UEFA distribuiu esta temporada um total de 292 milhões de euros pelos 32 clubes.

Assim, se os prémios monetários se mantiverem mais ou menos nos mesmos valores, os dragões deverão receber um cheque superior a 40 milhões de euros por parte da UEFA. Uma quantia, que na realidade da Liga portuguesa, irá ser fundamental para manter a estabilidade das contas do clube liderado por Jorge Pinto da Costa.

Além do campeonato, o FC Porto poderá conquistar ainda outra competição esta época. Os azuis-e-brancos disputam a Taça de Portugal no próximo dia 1 de agosto, numa final diante do rival Benfica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FC Porto é campeão e garante milhões da Champions

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião