Hoje nas notícias: GES, TAP e reformas

  • ECO
  • 15 Julho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Depois de se ter conhecido a acusação do processo do “Universo Espírito Santo” — que tem como um dos 25 arguidos Ricardo Salgado –, sabe-se que o saco azul do GES terá financiado a campanha eleitoral do então Presidente da República Cavaco Silva, em 2011. O pagamento de pensões de reforma vai passar a ser deferido de forma automática através do site da Segurança Social. A nível empresarial, o primeiro cheque de apoio à TAP deverá ser libertado na próxima semana, num montante de 250 milhões de euros.

Saco azul do GES financiou campanha de Cavaco e Frasquilho

O saco azul do GES, a ES Enterprises, financiou a campanha eleitoral de reeleição do então Presidente da República Cavaco Silva em 2011, segundo o Público. Em causa estão os cheques de 25.560 euros, o máximo permitido por lei, passados por Ricardo Salgado e outros administradores do BES para a campanha, contornando a proibição de as empresas financiarem campanhas eleitorais. O valor foi mais tarde devolvido aos banqueiros através do saco azul. Já Miguel Frasquilho, que trabalhou na Espírito Santo Research entre 2009 e 2011, recebeu 68.950 euros através da ES Enterprises. O próprio negou ao Expresso saber a proveniência destes valores. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Pagamento de pensões de reforma vai ser imediato

O pagamento de pensões de reforma vai passar a ser deferido de forma automática e imediatamente a partir do momento em que o trabalhador acione o pedido de aposentação no site da Segurança Social. “O objetivo é terminar com as situações de hiato entre o momento em que o trabalhador pede a reforma, por atingir a idade devida, e o momento em que efetivamente começa a receber a sua pensão”, revelou a ministra da Administração o Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. Esta é uma das 158 medidas que constam no Simplex 20-21. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Primeiro cheque para a TAP chega na próxima semana

Depois de terem falhado as negociações para as condições associadas ao empréstimo estatal, o Governo chegou a um acordo com os acionistas privados que levou à saída de David Neeleman. Este passo permitiu desbloquear a injeção de 1.200 milhões de euros na companhia aérea, altamente penalizada pela crise pandémica, dinheiro esse que será colocado na empresa em tranches. A primeira tranche está prevista ser libertada na próxima semana, num montante de 250 milhões de euros que lhe permitirá fazer face ao pagamento de salários a trabalhadores e a compromissos com fornecedores. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Metade dos créditos da casa só será paga após os 70 anos

Comprar uma casa exige, muitas vezes, o recurso ao financiamento bancário, demorando vários anos até se conseguir saldar a dívida contraída junto das instituições financeiras. Com os prazos longos dos créditos, muitas famílias só vão conseguir quitar as dívidas já depois da idade da reforma. Metade só o fará já com 70 anos. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Pandemia faz aumentar circulação de notas e moedas

Um estudo publicado por dois economistas do Centre for Economic Policy Research, em Londres, concluiu que durante os meses de março, abril e maio houve “um aumento das notas e moedas em circulação”, sendo que a tendência foi particularmente sentida nos Estados Unidos da América, Canadá, Itália, Espanha, Alemanha, França, Austrália, Brasil e Rússia. Só na Zona Euro, na semana de 16 de março, a circulação de notas e modas aumentou 1,5%, o maior aumento mensal desde dezembro de 2008. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: GES, TAP e reformas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião