Nas notícias lá fora: Reino Unido, El Corte Inglés e Oi

  • ECO
  • 20 Julho 2020

Reino Unido deve suspender tratado de extradição com Hong Kong, o El Corte Inglés quer lançar gestora de patrimónios e a Telefónica, Slim e TIM competem pelo negócio móvel da Oi.

O Reino Unido deve suspender tratado de extradição com Hong Kong, semanas depois de a China ter implementado uma polémica lei de segurança em Hong Kong, que permite um controlo apertado do regime chinês sobre a população daquele território. Em Espanha, Madrid vai investir 2,2 mil milhões no Metro e em estradas até 2023 uma medida que tem como objetivo promover o relançamento da economia e a criação de emprego. Ainda no país vizinho, a cadeia espanhola El Corte Inglés está decidida a lançar uma divisão de serviços financeiros para diversificar o negócio. A Telefonica, a TIM e a Slim estão a competir contra outra oferta para adquirir os ativos móveis da brasileira Oi. Já os Emirados Árabes Unidos lançaram com sucesso a primeira missão a Marte através da sonda Hope (esperança).

Expansión

Madrid vai investir 2,2 mil milhões no Metro e em estradas até 2023

Madrid é uma das regiões espanholas mais afetadas pelo pandemia. De forma a promover a economia e a criação de emprego, o Governo madrileno quer promover um plano ambicioso, chamado Reactiva+T. O objetivo é investir 2,2 mil milhões de euros em infraestruturas como a aposta no metro e em estradas num prazo até três anos. “Não vamos desistir de nada do que foi planeado, pelo que até ao final da legislatura Madrid investirá 2.200 milhões de euros”, assegura Ángel Garrido, ministro regional dos transportes, mobilidade e infraestruturas da comunidade de Madrid numa entrevista ao Expansión. O ministro espanhol explica ainda que “por cada milhão de euros investido, são criados em média 14 postos de trabalho, para além dos 50% de declarações fiscais gerados por este tipo de ação”, defende Garrido.

Leia a notícia completa no Jornal Expansión (acesso condicionado, conteúdo em espanhol).

El Confidencial

El Corte Inglés quer lançar gestora de patrimónios

A cadeia espanhola El Corte Inglés está decidida a lançar uma divisão de serviços financeiros para diversificar o negócio. Para já, o projeto passa por criar uma gestora de ativos patrimoniais, pelo que já há conversações em curso. Um dos potenciais sócios é a Abante Asesores, apesar de o parceiro financeiro da retalhista ser, tradicionalmente, o Santander. Contudo, a relação com o grupo bancário liderado por Ana Botín tem atravessado momentos delicados, sobretudo envolvendo a titularidade de uma base de dados com informação de 12 milhões de clientes do El Corte Inglés.

Leia a notícia completa no El Confidencial (acesso livre, conteúdo em espanhol).

BBC News

Reino Unido deve suspender tratado de extradição com Hong Kong

Semanas depois de a China ter implementado uma polémica lei de segurança em Hong Kong, que permite um controlo apertado do regime chinês sobre a população daquele território, o Governo britânico prepara-se agora para suspender o tratado de extradição que mantinha com Hong Kong. A confirmar-se, a medida junta-se à disponibilidade já mostrada pelo Reino Unido para acolher — e, mais tarde, dar a nacionalidade — a três milhões de cidadãos de Hong Kong que queiram deixar a cidade, mas representará mais uma escalada nas tensões diplomáticas entre a China e Reino Unido. Hong Kong está sob a chancela da China desde que o Reino Unido cedeu a soberania do território em 1997, mas as autoridades britânicas acusam a China de implementar a lei ao arrepio do acordado no tratado de concessão.

Leia a notícia completa na BBC News (acesso livre, conteúdo em inglês).

Cinco Días

Telefónica, Slim e TIM competem contra outra licitação para negócio móvel da Oi

A Telefonica, líder do mercado móvel brasileiro, a TIM (controlada pela Telecom Italia) e Claro (do grupo do magnata mexicano Carlos Slim) estão a competir contra outra oferta para adquirir os ativos móveis da brasileira Oi. A empresa, que se encontra em processo de insolvência, notificou oficialmente a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira que recebeu “propostas vinculativas”, no plural, para os ativos do seu negócio móvel. A segunda oferta não é identificada e a Oi recusou-se a dar detalhes. De acordo com duas fontes citada pela Reuters, a outra oferta é de “um ator estratégico estrangeiro com uma pequena presença no Brasil”. As empresas não tornaram público o montante da sua oferta vinculativa.

Leia a notícia completa no Jornal Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Reuters

Emirados Árabes Unidos “a caminho” de Marte

Os Emirados Árabes Unidos lançaram com sucesso a primeira missão a Marte. Em causa está a sonda Hope — “Esperança”, em português –, que partiu de um centro espacial no Japão em direção ao planeta vermelho. Espera-se que a sonda passe os próximos sete meses em viagem, período depois do qual deverá aproximar-se e orbitar o planeta, recolhendo dados sobre a sua atmosfera. Este lançamento acontece numa altura em que a região empenha esforços para desenvolver capacidades técnicas e científicas, ao mesmo tempo que tenta reduzir a dependência do mercado petrolífero.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Reino Unido, El Corte Inglés e Oi

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião