EY escolhida para avaliar Efacec e definir valor da indemnização pela nacionalização

  • ECO
  • 28 Julho 2020

A consultora EY foi uma das escolhidas para fazer a avaliação da Efacec, o que irá influenciar o valor da indemnização que o Estado poderá ter de pagar por causa da nacionalização.

São duas as instituições que vão avaliar a Efacec e uma delas já está escolhida: é a consultora Ernst & Young (EY), adianta o Expresso esta terça-feira. A EY irá fazer uma avaliação da empresa anteriormente detida por Isabel dos Santos, o que irá influenciar o valor da eventual indemnização que o Estado poderá pagar por ter avançado com a nacionalização.

O Governo pagará o valor que for determinado por esta avaliação no momento em que seja determinado quem é o credor desse valor“, disse o ministro da Economia quando anunciou a nacionalização da empresa nortenha. As ações de Isabel dos Santos foram dadas em penhor aos bancos credores para garantir uma “eventual indemnização” de Isabel dos Santos às autoridades angolanas, segundo o Expresso.

A 16 de julho, o ECO revelou que a Parpública estava a realizar consultas ao mercado para escolher entidades independentes que avaliem a participação do Estado na Efacec, mas também para escolher assessores jurídicos e financeiros que possam ajudar o Estado português a alienar a posição de 71,73% que agora tem no capital da empresa. O Executivo ainda vai ter de publicar, em Diário da República, as condições de reprivatização, mas ainda não há data prevista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EY escolhida para avaliar Efacec e definir valor da indemnização pela nacionalização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião