55 faturas suspeitas denunciam Isabel dos Santos

  • ECO
  • 3 Agosto 2020

Os documentos levantam suspeitas de serem falsas prestações de serviços de consultoria da Matter Solutions Business. Cerca de 19 faturas terão sido emitidas no dia da exoneração da empresária.

Um acórdão do Tribunal Supremo de Angola revela que Isabel dos Santos, já depois de ter sido exonerada da presidência da Sonangol, terá enviado ao EuroBic 55 faturas suspeitas de serem falsas prestações de serviços de consultoria da Matter Solutions Business, avança o Correio da Manhã (acesso pago).

De acordo com o documento, Isabel dos Santos e Sarju Raikundalia terão desviado 131.148.782 dólares (110,7 milhões de euros), em várias operações, que tiveram como destino a empresa sediada no Dubai. Dos 55 documentos em causa, “19 faturas foram emitidas no dia da exoneração” da empresária do conselho de administração.

O acórdão revela que “a Direção de Tecnologia de Informação da Sonangol detetou que as mesmas [19 faturas] foram criadas no sistema da Sonangol entre as 16h43 e as 17h07 do mesmo dia 15 de novembro de 2017”, ou seja, depois da exoneração que ocorreu às 13h00 de dia 15. Neste âmbito, “foram cobrados serviços à Sonangol que não se mostraram prestados, tendo, no entanto, esta procedido ao pagamento dos mesmos”, refere o documento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

55 faturas suspeitas denunciam Isabel dos Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião