Programa Valorizar aprova dez projetos de turismo acessível. Investe mais de 2,8 milhões

Criado em 2016, o Programa Valorizar já financiou mais de 700 projetos, num investimento de 155 milhões de euros. Segunda fase recebeu 352 candidaturas, das quais 85 foram aprovadas.

O Programa Valorizar, criado há quatro anos para apoiar a reabilitação de projetos com interesse para o turismo nacional, aprovou recentemente dez projetos de turismo acessível, num investimento superior a 2,8 milhões de euros, anunciou o Ministério da Economia.

Este segundo aviso do Programa Valorizar recebeu 352 candidaturas, das quais 85 já foram aprovadas (24%). No que diz respeito ao turismo acessível, foram recebidas 29 candidaturas das quais dez receberam “luz verde”, num incentivo que ultrapassa os 1,4 milhões de euros, num investimento total superior a 2,8 milhões de euros, nota o mesmo ministério.

“A taxa de apoio no turismo acessível é, assim, superior à taxa global de candidaturas aprovadas no programa”, lê-se no comunicado, que dá conta de sete contratos assinados esta terça-feira em Coimbra no âmbito de projetos de turismo acessível apoiados pelo Programa Valorizar, entre o Turismo de Portugal e os promotores dos seguintes projetos:

  • Criação de suportes acessíveis e inclusivos da informação turística (Município de Albergaria-a-Velha);
  • Bombarral4all (Município do Bombarral);
  • Algarve for All — Promoção e Desenvolvimento do Turismo Acessível (Região de Turismo do Algarve);
  • Praia Del Rey Mais Acessível — Praia e Percursos Pedestres (Junta Freguesia da Amoreira e Município de Óbidos);
  • Bom Sucesso +Acessível — Praia e Percursos Pedestres (Junta Freguesia do Vau e Município de Óbidos);
  • Transporte Acessível para Todos (Tourismforall Unipessoal);
  • Museu da Ciência — Criação de Acessibilidades ao Turista (Universidade de Coimbra).

Os projetos aprovados são dinamizados por entidades públicas e privadas, destacando-se no primeiro grupo as autarquias, “sempre em estreita articulação com as Entidades Regionais de Turismo”.

O Programa Valorizar foi criado em 2016 com o objetivo de promover Portugal como destino turístico, através da regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e da valorização do património cultural e natural do país. Ao mesmo tempo, pretende promover condições para a desconcentração da procura, para a redução da sazonalidade e, assim, para a crescente criação de valor e de emprego.

Dinamizado pelo Turismo de Portugal, já financiou até ao momento mais de 700 projetos, envolvendo um investimento de 155 milhões de euros e um incentivo de superior a 100 milhões de euros, refere o Ministério da Economia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa Valorizar aprova dez projetos de turismo acessível. Investe mais de 2,8 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião