Media Capital passa de lucros a prejuízos de 14,4 milhões. A culpa é da pandemia e das audiências da TVI

  • ECO
  • 9 Agosto 2020

A dona da TVI passou de lucros para prejuízos de 14,4 milhões no primeiro semestre deste ano. A culpa foi da pandemia e das audiências, escreve a empresa em comunicado enviado à CMVM.

A Media Capital anunciou à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) as contas provisórias dos primeiros seis meses deste ano, tendo reportado um prejuízo de 14,4 milhões de euros, o que compara com lucros de 5,89 milhões no período homólogo de 2019.

À CMVM, a empresa explica esta quebra com a descida dos resultados operacionais que foram afetados negativamente pelo “efeito conjugado da pandemia e da redução de quota de audiência do principal canal televisivo (TVI) face ao período homólogo”.

Os rendimentos operacionais recuaram 36% para 55,3 milhões nos primeiros seis meses de 2020, “sendo que as quedas percentuais mais significativas iniciaram-se em março (quando a pandemia foi declarada), tendo o seu pico em abril e mostrando forte desaceleração em maio e, especialmente junho”.

A empresa refere que está a tentar acomodar esta perda do lado dos custos, tendo os gastos operacionais (antes de depreciações e amortizações) nos primeiros seis meses do ano recuado 8% para 66,6 milhões de euros.

A dívida líquida do grupo aumentou cinco milhões de euros desde o final de 2019 (de 88,5 para 93,5 milhões de euros), “refletindo uma saudável posição de liquidez, patente num montante de caixa e equivalentes de 8,6 milhões no final de junho de 2020, que compara com 256 mil no período homólogo”, explica a empresa em comunicado à CMVM.

Leia o comunicado na íntegra

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Media Capital passa de lucros a prejuízos de 14,4 milhões. A culpa é da pandemia e das audiências da TVI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião