Portugal é o maior produtor de bicicletas da UE. Produziu 2,7 milhões em 2019

Produziram-se mais de 11,4 milhões de bicicletas na UE no ano passado, 2,7 milhões das quais em Portugal.

Portugal foi o maior produtor de bicicletas da União Europeia (UE) em 2019, revelam os dados do Eurostat divulgados esta quinta-feira. Saíram das fábricas portuguesas 2,7 milhões de bicicletas no ano passado. Apesar da produção própria, os Estados-membros da UE importaram mais bicicletas do que exportaram.

No ano passado, produziram-se mais de 11,4 milhões de bicicletas na UE. Portugal ultrapassou Itália, que contabilizou 2,1 milhões de bicicletas feitas, como maior produtor. Segue-se a Alemanha, que produziu 1,5 milhões, a Polónia (900 mil) e os Países Baixos, bastante conhecidos pelas bicicletas que enchem as ruas e ciclovias, que produziram mais de 730 mil unidades.

A produção destes cinco países correspondeu a cerca de 70% do total da UE no ano passado. De toda a produção, os Estados-membros acabaram por exportar quase 1 milhão de bicicletas e outros equipamentos da mesma categoria, de acordo com o gabinete de estatísticas europeu.

Estas exportações, no valor de 368 milhões de euros, aumentaram 24% face a 2012. Para além disso, os países da UE exportaram também 191.900 bicicletas elétricas, no valor de 272 milhões de euros em 2019. Em ambos os casos, o Reino Unido e a Suíça foram os principais destinos para estas encomendas.

Por outro lado, o número de importações foi muito superior. Em 2019, os Estados-membros importaram mais de 5 milhões de bicicletas de países fora da UE, no valor de 942 milhões de euros, principalmente do Camboja e Taiwan. Quanto às elétricas foram cerca de 700 mil unidades, que vieram nomeadamente do Taiwan e Vietname.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o maior produtor de bicicletas da UE. Produziu 2,7 milhões em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião