Beirute: Danos segurados deverão ultrapassar 2 000 milhões de euros

  • ECO Seguros
  • 17 Agosto 2020

O montante do impacto do desastre na indústria de seguros é ainda desconhecido, mas especialistas já avançaram aproximações com base em sinistros mais ou menos semelhantes.

A destruição resultou das duas explosões que recentemente atingiram o porto da cidade de Beirute e vasta zona circundante. O impacto do segundo rebentamento (mais forte e devastador do que o da primeira detonação) provocou danos segurados entre 2000 milhões e 3000 milhões de dólares, antecipam especialistas ouvidos pela Reuters.

Beirute: visão parcial da área envolvente do porto marítimo, dias após a catástrofe de 4 de agosto.


Os números, com intervalo médio em torno de 2,1 mil milhões de euros
(ao câmbio corrente), resultam de aproximação a desastres semelhantes, embora com dimensão e natureza distintas.

A explosão no porto da capital libanesa causou cerca de 200 mortos e milhares de feridos, deixando montes de escombros e cenário de catástrofe na zona. Estimativas oficiais estimam prejuízo económico em torno dos 15 mil milhões de dólares, boa parte sem qualquer cobertura de seguros e numa altura em que os cálculos de danos segurados seriam ainda incertos, conforme adiantou a AM Best.

O elemento de comparação usado para estabelecer aproximações é o desastre de Tianjin, cidade portuária na China, em 2015, onde a explosão de toneladas de TNT produziu destruição material e causou pelo menos 116 mortos. De acordo com fontes especializadas que procuram perceber o impacto do sinistro de Beirute na indústria de seguros, a Swiss Re estimou os danos segurados do desastre na China entre 2,5 mil milhões e 3,5 mil milhões de dólares. “Traçando uma comparação com Tianjin”, o caso de Beirute traduzir-se-á em “perdas importantes” nos seguros, admitiu Ghislain Le Cam, responsável de analítica na agência AM Best, citado no artigo.

Fonte especializada da indústria seguradora, requerendo anonimato devido à sensibilidade do tema, adiantou que a tragédia de Beirute produziu danos segurados que poderão situar-se entre 2000 mil milhões e 3000 milhões de dólares, estimativa que converte o ponto central do intervalo em 2,1 mil milhões de euros.

Embora instituições como a Munich Re, AXA e Allianz assumam que ainda é cedo para avançar com estimativas, admite-se que os seguros de propriedade (património e edificado) e as linhas comerciais que cobrem restauração e hotelaria estarão entre as mais atingidas.

Informação mais recente das autoridades libanesas sobre a devastação causada pelo desastre indicam que 8000 edifícios foram danificados pelo rebentamento, dos quais 60 considerados património histórico estão agora em risco de desmoronamento, apontando-se os bairros antigos de Mar-Mikhaël e Gemayzé como os casos que requerem intervenção mais urgente.

A explosão de 2750 toneladas de material químico (nitrato de amónia) no porto de Beirute, a 4 de agosto, deixou mais de 250 mil pessoas sem casa fazendo aumentar os receios de agravamento da crise económica e alimentar que atinge a maior parte da população. Antes da catástrofe, o Banco Mundial estimava que metade da população do Líbano vive abaixo do limiar da pobreza.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Beirute: Danos segurados deverão ultrapassar 2 000 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião