BRANDS' TRABALHO Férias em trabalho remoto

  • BRANDS' TRABALHO
  • 17 Agosto 2020

"Só com períodos de descanso efetivo os trabalhadores poderão regressar para dar uma contribuição real, dedicada e produtiva", refere Marta Santos, Associate Partner EY, People Advisory Services.

Estamos em tempo de férias! Tradicionalmente, o mês de agosto é um mês de eleição para tirar férias e este ano, mesmo com todas as alterações que vivemos nos últimos tempos, não é exceção.

Na verdade, muita coisa mudou nas nossas vidas ao longo dos meses desde que a pandemia apareceu… Desde o confinamento obrigatório, passando pelo uso de máscaras, pela permanente preocupação com lavar as mãos e desinfetar os espaços, pelos horários reduzidos de lojas e centros comerciais, restrições de ajuntamentos… Até para irmos à praia temos de ver o nível de ocupação!

Estas são umas férias diferentes. Desde logo, porque o trabalho também mudou. Estamos num período de descanso (merecido!) depois de uma realidade de trabalho que também mudou radicalmente. Para muitos, o trabalho remoto foi uma realidade imposta “de um dia para o outro”.

Os desafios de adaptação que esta realidade impôs foram vários: a logística doméstica necessária para enquadrar o “escritório” e a/s “escola/s” no mesmo espaço, as dinâmicas relacionais que se alteram com uma realidade de permanente presença de todos os elementos que vivem na mesma casa – e com ausência de outros contactos sociais (que mesmo depois do confinamento se mantiveram muito mais reduzidos e distantes), a necessidade de capacitação para a utilização de ferramentas colaborativas de trabalho até aí para muitos desconhecidas, as dinâmicas de equipa e as relações laborais que se alteram profundamente nesta nova realidade…

Estes dois últimos pontos são essenciais no que toca a analisarmos a realidade que vivemos em tempo de férias. Na verdade, o trabalho tornou-se móvel – podemos trabalhar em qualquer lado: com acesso a e-mails, ao Teams, ao Zoom, ou a qualquer outra plataforma colaborativa na palma da nossa mão… basta ter um smartphone para termos o escritório ali mesmo! É fundamental que consigamos realmente “desligar”, de forma a preservar o nosso tempo de descanso, permitindo-nos “recarregar baterias”. Mas sabemos que neste tema, as dinâmicas da equipa e as relações laborais têm uma influência muito significativa. É fundamental que haja uma clara visão de que os períodos de férias são também essenciais – para a pessoa, para a equipa e para o sucesso futuro da organização.

Só com períodos de descanso efetivo os trabalhadores poderão regressar para dar uma contribuição real, dedicada e produtiva, com capacidade de trabalhar em equipa de forma saudável e eficaz. Tudo isto impacta de forma muito positiva nos índices de produtividade e no sucesso sustentável das organizações.

Espero que todos tenham umas boas férias!

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (convites, newsletters, Eestudos, etc), por favor clique aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Férias em trabalho remoto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião