Vêm aí radares que registam a velocidade média na estrada

  • ECO
  • 21 Agosto 2020

Sistema Nacional de Controlo de Velocidade vai ter mais 30 radares, elevando o total para 110. Alguns dos aparelhos vão registar a velocidade média do veículo na via.

Se anda na estrada, vai ter de ter ainda mais cuidado com a velocidade. Estão a ser reforçados os radares que visam controlar a velocidade dos condutores, mas a grande novidade está em aparelhos que além da velocidade instantânea permitem controlar a velocidade média em determinada via.

De acordo com os Jornal de Notícias (link indisponível), estes novos radares deverão chegar às estradas nacionais já em 2021, isto depois de a ANSR ter revelado recentemente que se preparava para lançar o concurso público para a aquisição, instalação e manutenção dos novos equipamentos. São, no total, 30 novos radares, elevando para 110 os locais controlados pelo Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO).

Estes novos radares obrigarão a atenção redobrada por parte dos condutores. Enquanto nos radares simples têm de garantir que não excedem a velocidade máxima permitida naquela via em determinado ponto, com estes novos equipamentos o controlo será muito mais criterioso. Não bastará, como acontece muitas vezes, reduzir a velocidade para o radar. Estes radares permitirão controlar a velocidade média entre dois pontos e terão a capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vêm aí radares que registam a velocidade média na estrada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião