Médicos contrariam António Costa sobre auditoria a lar de Reguengos

  • ECO
  • 23 Agosto 2020

Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos diz ao Correio da Manhã que o Ministério da Saúde "pede várias vezes à Ordem que faça auditorias, pois é quem tem total capacidade técnica".

A Ordem dos Médicos contraria o primeiro-ministro, António Costa, sobre as competências para fazer relatórios como o de Reguengos. Em declarações ao Correio da Manhã (acesso pago), a entidade que representa os profissionais do setor diz que é até recorrente que o ministério da Saúde peça esse tipo de análise.

Fazemos auditorias em todas as situações em que se pratica atos médicos, em instituições públicas ou privadas, nomeadamente quando não estão a ser exercidos em condições”, diz Alexandre Valentim Lourenço, presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, ao Correio da Manhã. O responsável diz que o Ministério da Saúde “pede várias vezes à Ordem que faça auditorias, pois é quem tem total capacidade técnica para avaliar atos médicos“.

Esta é a reação da Ordem dos Médicos às declarações do primeiro-ministro este sábado ao Expresso. António Costa disse que a Ordem dos Médicos “não tem competência legal para fazer esse estudo”, referindo-se à auditoria ao lar de Reguengos de Monsaraz, onde morreram 18 pessoas com Covid-19. “As ordens profissionais existem para regular o exercício da atividade dos seus profissionais, ponto. Não existem para fiscalizar o Estado”, acrescentou o governante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Médicos contrariam António Costa sobre auditoria a lar de Reguengos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião