Prémio de seguros comerciais sobe 19% no segundo trimestre, revela índice global Marsh

  • ECO Seguros
  • 27 Agosto 2020

O valor de prémios de seguros comerciais cresce há 11 meses consecutivos, apontando pico trimestral de oito anos e com as linhas financeiras profissionais em acréscimo de 37% de abril a junho.

A média global dos valores dos prémios comerciais de seguro aumentou 19% no segundo trimestre de 2020, revela o mais recente Global Insurance Market Index, divulgado pela Marsh, líder global em consultoria de risco e corretagem de seguros.

A subida completa 11 meses consecutivos de aumentos, fixando agora a maior variação percentual desde que o índice foi lançado em 2012, reforçando a tendência na média anual de subida, de 14% no primeiro trimestre de 2020 e de 11% no 4º trimestre de 2019.

“Enquanto as flutuações de preços foram, este trimestre, impactadas por perdas relacionadas com o COVID-19, outras grandes perdas contribuíram para a pressão generalizada dos prémios. Enquanto os seguradores continuam a trabalhar em sinistros de danos materiais e de D&O, e com os custos associados ao COVID-19 ainda em desenvolvimento, a pressão ascendente sobre os prémios é antecipada no balanço anual de 2020”, afirma António Morna, Diretor de Placement da Marsh Portugal.

Como aconteceu no período de janeiro a março, os aumentos médios dos prémios foram impulsionados, principalmente, pelo crescimento das taxas de seguro de danos materiais e das linhas financeiras e profissionais. Entre conclusões do inquérito, o relatório da Marsh destaca, para as diferentes coberturas e geografias:

  • O índice composto global de prémios para danos materiais globais aumentou 19% e, nas linhas financeiras e profissionais aumentaram 37%, enquanto que as responsabilidades aumentaram 7%, em média;
  • Os índices globais de prémios no segundo trimestre aumentaram em todas as regiões geográficas pelo sétimo trimestre consecutivo;
  • As regiões dos Estados Unidos (18%), do Reino Unido (31%), da Europa Continental (15%) e do Pacífico (31%) registaram aumentos de dois dígitos nos prémios. O aumento de prémios registado nestas regiões deve-se largamente ao crescimento das coberturas em danos materiais e D&O (responsabilidade de administradores e gestores executivos).
  • Alguns mercados de D&O verificaram aumentos substanciais. Por exemplo, o crescimento em média dos prémios de D&O nas empresas públicas dos Estados Unidos foi de 59%, com mais de 90% dos clientes a assistirem a aumentos. No Reino Unido, os prémios de D&O aumentaram, em média, 100%. O mesmo sucedeu na Austrália, onde a ausência de concorrência resultou na escassez de capacidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prémio de seguros comerciais sobe 19% no segundo trimestre, revela índice global Marsh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião