App Stayaway Covid já está disponível nos smartphones com Android

A aplicação que vai ajudar a rastrear eventuais contactos com pessoas infetadas pelo novo coronavírus já está disponível na Google Play Store. Falta versão para o sistema operativo da Apple.

Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, tinha dito que, segundo a informação que dispunha, a aplicação StayawayCovid estaria disponível para ser descarregada na próxima semana, mas esta chegou mais cedo. Já está disponível para ser descarregada nos smartphones com a Google Play Store, a loja de apps do sistema operativo Android.

Através da pesquisa, a loja da Google surge como “match” a Stayaway Covid para fazer o download, apesar de ainda não aparecer como uma app oficial sobre a Covid-19 na Play Store (apenas está a MySNS, a OpenWHO e a Who Info). O ECO instalou a app para lhe dar a conhecer os pormenores desta ferramenta que, nesta versão inicial, “pesa” 77 megabytes no armazenamento do smartphone.

Após a instalação através da Google Play Store — que requer uma versão igual ou superior ao Android 6.0 –, a app irá pedir-lhe permissão para utilizar o seu bluetooth, a tecnologia usada no rastreio dos contactos, e para correr em segundo plano de forma a avisar com uma notificação caso tenha estado perto de uma pessoa que informou a aplicação de que está infetada.

Além disso, terá de dar consentimento aos termos de utilização e à política de privacidade, com a nota de que será a Direção-Geral de Saúde (DGS) a garantir a gestão e tratamento dos dados. Não é exigida (nem permitida) a criação de conta, nem que faculte qualquer tipo de dados pessoais para ter acesso ao interface.

Ao entrar na aplicação, o ecrã principal mostra se registou, no seu caso, contactos de elevado risco, numa monitorização que é feita de forma constante (é referida a data da última atualização).

No separador à direita recomendações para evitar a propagação do vírus, em linha com o que diz a DGS, e no separador à esquerda é onde poderá inserir o código dado por um profissional de saúde para informar o sistema de que foi é um caso positivo, lançando alertas para as pessoas com quem esteve próximo nos últimos 14 dias e sugerindo que estas entrem em isolamento e contactem a Linha SNS24.

 

“A Stayaway Covid é uma aplicação para telemóveis que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da Covid-19”, lê-se na descrição da app na loja do Android, onde se explica que “a aplicação permite, de forma simples e segura, que cada um de nós seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes”. Os criadores da app — INESC TEC, ISPUP, Keyruptive e Ubirider — garantem que “não é nunca revelada a ninguém a identidade de ninguém“.

Então, como funciona? “Uma vez instalada a aplicação, o telemóvel anuncia a sua presença a todos os dispositivos próximos usando identificadores aleatórios que não revelam identidades pessoais”, começa por explicar, esclarecendo que “a informação partilhada entre dispositivos permite à Stayaway Covid saber de que telemóveis esteve perto, quão perto e por quanto tempo”. “A Organização Mundial de Saúde sugere que, contactos a menos de 2 metros e por mais de 15 minutos com alguém portador de Covid-19 sejam considerados com elevado risco de contágio“, acrescenta. Caso alguma pessoa com quem teve contacto tenha sinalizado que está infetada, irá receber um alerta.

O ECO contactou o INESC TEC sobre a disponibilização da app no iOS, o sistema operativo dos iPhones, mas não obteve uma resposta até à publicação deste artigo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

App Stayaway Covid já está disponível nos smartphones com Android

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião