Carros elétricos continuarão mais caros do que os de combustão

  • ECO
  • 31 Agosto 2020

Mesmo com o preço das baterias dos elétricos a encolher para quase metade do atual, o custo de produção dos elétricos irá encolher as margens de lucro da fabricantes.

Cada vez há mais carros elétricos. Praticamente todas as marcas têm estes modelos, mas é uma aposta cara. E vai continuar a exigir um esforço financeiro elevado às fabricantes, revela um estudo da Oliver Wyman para o Financial Times (acesso pago).

Com a crescente aposta nos elétricos, os custos de produção destes modelos deverão cair em mais de um quinto até 2030, o equivalente a 16 mil euros. Ainda assim, fabricar um carro destes continuará a ser mais caro que o mesmo modelo a gasolina ou a gasóleo. Custo será 9% superior.

“Pode haver dinheiro a ganhar com os carros elétricos, mas será menos do que o que históricamente as fabricantes obtêm com a venda de automóveis a gasolina ou a gasóleo”, diz Simon Schnurrer, partner da Oliver Wyman ao FT.

Este estudo vem colocar em evidência os desafios que a indústria automóvel europeia enfrenta nos próximos anos. Mesmo com o preço das baterias dos elétricos a encolher para quase metade do atual, o custo de produção dos elétricos irá encolher as margens de lucro de grupos como a VW ou a PSA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carros elétricos continuarão mais caros do que os de combustão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião