Chedid Capital compra operações da corretora Ascoma em África

  • ECO Seguros
  • 8 Setembro 2020

A Chedid Capital, holding do setor segurador com presença em mercados EMEA e na Ásia, comprou toda a operação africana da Ascoma, grupo monegasco de Conseil & Courtier en Assurances.

“A família Husson e a Chedid Capital entraram em negociações exclusivas para a transferência de controlo de Ascoma Assureurs Conseils”, revela o comunicado da Chedid Capital, compradora do negócio. A família Husson, fundadora do grupo de aconselhamento e corretagem em seguros “manterá uma participação considerável na corretora e participará na transição e desenvolvimento do novo grupo”.

Anunciando o acordo alcançado, a Chedid Capital, holding de origem libanesa e sede no Dubai, refere-se a uma “união de esforços” com a família Husson, (que detém o controlo acionista da mais que centenária sociedade sediada no Principado), “para criar um líder na corretagem de seguros no Médio-oriente e em África”.

A conclusão da transação, cujo valor não foi revelado, fica dependente da prévia obtenção de autorizações regulamentares, complementa a informação da adquirente. Citado no comunicado, Farid Chedid, fundador e presidente da holding, afirma que a compra da Ascoma “faz parte da nossa estratégia global para criar um líder na corretagem de seguros em África e no Médio Oriente.”

Pioneira no continente africano no setor de corretagem de seguros, a Ascoma Assureurs Conseils acumula perto de 70 anos de experiência na região subsaariana, onde opera subsidiárias em mais de 20 países, sobretudo na África de influencia francófona.

Transferindo o controlo da operação africana para a Chedid Capital, o grupo europeu manterá participação minoritária no negócio, prosseguindo com as suas atividades de corretagem de seguros em França e no Principado.

As atividades do grupo Ascoma giram em torno da corretagem de seguros (P&C e cuidados de saúde), além de gerir planos de saúde de que são beneficiários empresas e seguradores.

Nascido em 1896, como escritório de corretagem em Paris, o grupo Ascoma transformou-se ao longo de décadas e, nos anos cinquenta do século passado, transferiu a sede para o Mónaco. Mantendo-se de natureza familiar, a liderança do grupo vai na quinta geração da família de fundadores. Atualmente presidido por Hervé Husson, emprega 780 pessoas e desenvolve operações em 24 países.

Por seu lado, com pouco mais de duas décadas de existência, a Chedid Capital é uma holding financeira com interesses em seguros e resseguros. Tem atividade ancorada no Médio-Oriente, África e estende-se ao sudeste asiático, operando em mais de 40 países nos três continentes, além de se fazer representar pela Chedid Re, subsidiária de resseguro registada no mercado Lloyd’s of London.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chedid Capital compra operações da corretora Ascoma em África

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião