Fusão CaixaBank-Bankia vai redefinir mapa ibérico de seguros

  • António Ferreira
  • 8 Setembro 2020

A eventual fusão entre os espanhóis CaixaBank e Bankia, por força de parcerias e acordos de distribuição envolvendo terceiros, leva à reconfiguração do panorama segurador na península ibérica.

A possível operação de fusão anunciada em Espanha entre o Caixabank e o Bankia terá reflexo no mapa concorrencial da atividade seguradora no mercado peninsular, dado que a o Caixabank é distribuidor exclusivo da sua subsidiária VidaCaixa líder ibérica no setor Vida, distribuindo também produtos e serviços da SegurCaixa Adeslas (ramo não Vida), detida em 49% pelo grupo CaixaBank e controlada pelo grupo Mutua Madrileña.

O Bankia acabou por confirmar (nos últimos minutos de 3 de setembro) que está em processo de análise da oportunidade de possível “operação estratégica,” depois das notícias avançadas pela imprensa espanhola, enquanto o CaixaBank confirmava, por seu lado (em comunicado à CNMV) a existência de um “acordo de confidencialidade” para troca de informação sobre a hipotética transação.

De acordo com uma nota do banco controlado pelo fundo espanhol de resolução do setor financeiro (FROB – Fondo de Reestructuración Ordenada Bancária), o Bankia indica que as conversas com a instituição catalã são do conhecimento (e têm aval) do conselho de administração do banco, ou seja, do Governo de Espanha. No mesmo sentido, a autoridade de resolução (Frob), enquanto entidade que representa os 60% que o Estado espanhol detém no Bankia, já anunciou que aguarda a apresentação de proposta em assembleia geral para a analisar e se pronunciar sobre o interesse da noticiada possibilidade de fusão com o Caixabank.

A VidaCaixa é líder ibérica em volume de prémios emitidos (2,34 mil milhões de euros e quota de 14% do mercado espanhol no final de março), sendo seguida do grupo Mapfre (cerca de 1,9 mil milhões e quota de 11,3%). Em terceiro lugar, segundo dados da associação ICEA está o grupo Mutua Madrileña (1,44 mil milhões, com 8,6% de quota), enquanto o grupo Allianz era quarto (cerca de 985 milhões, com 5,9%) e, em quinto da tabela, estava o grupo Catalana Occidente, com 873,7 milhões de euros e 5,23% de mercado.

Com o grupo Mapfre, que tem uma parceria com o Bankia no ramo ramo Vida, a assumir a liderança do setor em junho (em volume de prémios), e a Mútua Madrileña (parceira acionista da VidaCaixa na Adeslas), a posicionar-se como líder no negócio não Vida, é de prever que uma possível fusão entre as entidades bancárias implique uma reconfiguração do negócio segurador em Espanha, em particular tendo em conta que outros interessados (bancos e seguradoras) contam com acordos de produção e distribuição de seguros, alguns dos quais de âmbito ibérico.

A seguradora BPI Vida e Pensões pertence ao grupo VidaCaixa, emitiu prémios no valor de 830 milhões de euros em 2019 e é o quarto maior segurador no mercado português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fusão CaixaBank-Bankia vai redefinir mapa ibérico de seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião