Clientes nos tarifários de energia verde da EDP mais que duplicam

A presidente da EDP Comercial diz que a empresa tem também assistido a um "aumento muito significativo das vendas de solar em 2020", em contraciclo com o impacto que a pandemia está a ter na economia.

A EDP acaba de lançar o programa Planeta Zero, que na prática premeia as boas práticas ambientais e sociais dos clientes da empresa. A ideia passa pelo incentivo à mudança dos comportamentos dos consumidores, a começar por uma maior eficiência no consumo de energia nas suas casas. Em troca recebem pontos e têm acesso a ofertas, descontos e experiências, incluindo a possibilidade de participar no sorteio de um carro elétrico, no final do ano.

A presidente da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, explicou ao ECO/Capital Verde, o que significa fazer parte desta nova Geração Zero de consumidores de energia. A responsável revela que a EDP tem assistido a um “aumento muito significativo das vendas de solar em 2020”, em contraciclo com o impacto que a pandemia está a ter na economia, e que os tarifários de energia elétrica com origem em fontes renováveis cresceram 130% nos primeiros oito meses do ano, face a 2019.

Em que medida os clientes da EDP têm feito a sua transição para a eletricidade verde?

Há cada vez mais clientes residenciais da EDP Comercial a aderir a soluções mais sustentáveis, como é o caso dos tarifários de eletricidade verde, que cresceram mais de 130% até agosto, em comparação com o final do ano passado. Esta é uma tendência que se acentuou com o lançamento dos Packs Living EDP, em outubro de 2019, e que prevemos que se intensifique com a diversidade de soluções com eletricidade verde que colocamos à disposição dos nossos clientes.

Hoje, o tarifário verde está associado aos Packs Living, e à mobilidade elétrica, entre outros. Para além da adesão à eletricidade verde, queremos sobretudo incentivar uma mudança de comportamentos global, que começa em cada um de nós, e que passa por um consumo energético mais cuidado, pela produção própria da energia consumida, através de painéis solares, pela escolha de eletrodomésticos mais eficientes, ou pela eletrificação da nossa mobilidade.

Ao criarem um sistema de incentivo esperam mudar comportamentos dos consumidores?

A EDP Comercial está atenta ao mercado e às preocupações crescentes dos nossos clientes: estão mais conscientes, abertos a adotar comportamentos mais sustentáveis e valorizam o papel orientador das empresas em direção a um consumo mais responsável. Foi por isso que decidimos apelar a esta Geração Zero, para que juntos possamos poupar o mundo.

Esperamos juntar pessoas que se preocupam com as próximas gerações e que sabem que este é um momento-chave para prepararmos um futuro mais sustentável. Para apoiar esta Geração na mudança, criámos um novo programa de sustentabilidade – o Planeta Zero – que se destina a todos os clientes residenciais da EDP Comercial e pretende sensibilizá-los para a redução das emissões de CO2 e descarbonização, através da promoção da mudança de comportamentos. Este programa premeia as boas práticas com benefícios e descontos em produtos e serviços sustentáveis, o que nos permite também divulgar e apoiar empresas e parceiros que também partilham as mesmas preocupações ambientais e de sustentabilidade.

Adicionalmente, através do Planeta Zero, os clientes poderão ainda, através de votações trimestrais, apoiar projetos que permitem transformar a sociedade, como reabilitação de habitações de comunidades mais desfavorecidas, reflorestação, limpeza dos oceanos, entre outros.

A possibilidade de ganhar um carro elétrico e outros prémios será incentivo suficiente à mudança?

Sabemos que os portugueses estão mobilizados para esta mudança. Uma mudança que ganhou uma nova dimensão também com a pandemia que atravessamos hoje e que nos alertou não só para o facto da mudança massiva de comportamentos ser possível, mas também para o impacto de fenómenos naturais a uma escala global. Hoje, todos queremos um planeta mais limpo, mais descarbonizado e estamos atentos ao futuro das próximas gerações.

O crescimento da mobilidade elétrica é um dos eixos essenciais para este caminho mais verde e, por isso, tem sido parte fundamental da estratégia da EDP, através do desenvolvimento de produtos e serviços que facilitem a escolha por um veículo não poluente. Neste sentido, a mobilidade elétrica será também parte fundamental deste Planeta Zero e o sorteio de um carro elétrico pelos utilizadores da App Zero é apenas um dos benefícios a que poderão ter acesso – serão sorteadas também bicicletas elétricas, por exemplo. Adicionalmente, uma forma de atribuir pontos e reconhecer comportamentos sustentáveis é o premeio da adesão dos clientes à mobilidade elétrica, através da atribuição de pontos (os Zs), que poderão trocar por inúmeras experiências e benefícios.

Já sentiram um boom de pedidos de painéis solares para autoconsumo por via do programa de apoio para casas eficientes do Governo?

O programa de apoio para casas eficientes do Governo teve início a 7 de setembro, pelo que ainda não é possível medir esse impacto. No entanto, temos assistido a um aumento muito significativo das vendas de solar em 2020, em contraciclo com o impacto que a pandemia está a ter na economia, o que é um sinal claro da mudança de comportamentos e da preocupação que partilhamos com o nosso planeta. Esta é uma das vertentes com que a Geração Zero está comprometida: produzir a nossa própria energia verde, através de painéis solares, podendo até partilhá-la com vizinhos, aumentando a produção de energia renovável, um pilar essencial para cumprirmos as metas ambientais com que nos comprometemos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clientes nos tarifários de energia verde da EDP mais que duplicam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião