“Com significado, mas equilibrado.” João Leão baixa expectativas sobre aumento do salário mínimo

O ministro das Finanças aponta que a subida do salário mínimo nacional (SMN) tem de ter em conta a capacidade das empresas de suportarem a mudança. Modera expectativas sobre a medida.

O ministro das Finanças volta a sublinhar que tem de existir um aumento do salário mínimo nacional “com significado”, mas reitera que este tem de ser “equilibrado”. Sem querer adiantar valores, João Leão apontou que é necessário aliar a necessidade de aumentar os rendimentos à capacidade que as empresas têm de suportarem esta subida.

A subida do salário mínimo nacional no próximo ano “tem que ser um aumento com significado, mas também tem que ser equilibrado, que permita a setores mais afetados pela crise e que têm muitos trabalhadores com salários mínimos conseguirem fazer face“, defendeu João Leão à margem do Eurogrupo, em declarações transmitidas pelas televisões a partir de Berlim.

Se, por um lado, existe um compromisso com o aumento dos rendimentos dos trabalhadores com salários baixos, para “dar um sinal importante ao resto da economia e criar expectativas importantes nos trabalhadores”, também tem de existir um “compromisso com a capacidade das empresas de suportarem” esse aumento.

Questionado sobre valores específicos para este aumento, o ministro reiterou que “seria prematuro o Governo propôr nesta fase”, sendo que primeiro é necessário “auscultar parceiros sociais e promover diálogo na concertação”, apontou. Já na entrevista que deu, esta quarta-feira, à RTP 3, o ministro indicou que o aumento teria de ser abaixo do esperado porque o “mundo mudou”.

(Notícia atualizada às 18h15 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Com significado, mas equilibrado.” João Leão baixa expectativas sobre aumento do salário mínimo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião