Portugal quer emitir até 1.750 milhões em dívida de curto prazo

Agência liderada por Cristina Casalinho vai realizar na próxima quarta-feira leilão duplo de bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses.

Portugal vai voltar na próxima semana ao mercado de dívida de curto prazo. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP anunciou que vai realizar, na próxima quarta-feira, um leilão duplo de bilhetes do Tesouro (BT) a seis e 12 meses, em que pretende financiar-se até 1.750 milhões de euros.

“O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 16 de setembro pelas 10h30 dois leilões das linhas de BT com maturidades em 19 de março de 2021 e 17 de setembro de 2021, com um montante indicativo global entre 1.500 milhões e 1.750 milhões de euros“, anunciou a agência liderada por Cristina Casalinho, em comunicado.

O mercado de dívida tem beneficiado das sucessivas dos bancos centrais e das medidas não só monetárias, mas também orçamentais, sucessivamente anunciadas. Portugal tem assim conseguido financiar-se a baixos custos, a longo prazo (ainda esta semana emitiu dívida a 25 anos com uma taxa próxima de 1%) e com yields negativas nos títulos a curto prazo.

A última vez que Portugal se financiou com estas maturidades foi a 15 de julho. Na altura, o Tesouro financiou-se em 1.250 milhões de euros a 12 meses, tendo pago um juro de -0,452% e registado uma procura 2,54 vezes acima da oferta. Já na maturidade mais curta, a seis meses, o IGCP emitiu 500 milhões com uma taxa de -0,467% e a procura excedeu a oferta em 3,64 vezes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal quer emitir até 1.750 milhões em dívida de curto prazo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião