Dívida pública sobe 4,9 mil milhões em julho e atinge novo recorde

A dívida pública, na ótica de Maastricht, subiu 4.911 milhões de euros em julho para os 264.665 milhões de euros.

A dívida pública, na ótica de Maastricht (a que interessa a Bruxelas), subiu 4.911 milhões de euros em julho para os 264.665 milhões de euros, o que representa o valor mais elevado de sempre do stock do endividamento público. O anterior recorde tinha sido alcançado em maio, nos 264.379 milhões de euros. Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.

No segundo trimestre, o rácio da dívida pública, isto é, o stock face à dimensão da economia, que é o indicador mais seguido a nível internacional, tinha subido para os 127,1% do PIB num período em que o PIB caiu 16,3%. O rácio da dívida pública tinha fechado 2019 nos 117,7% do PIB. O Governo esperava no OE2020 terminar 2020 nos 116,2% do PIB, mas a pandemia veio trocar as contas com a previsão a ser agora de 134,4% do PIB.

A subida do stock da dívida pública é explicada pela emissão de obrigações de longo prazo, cujo valor passou de 149,7 mil milhões de euros em junho para os 155,1 mil milhões de euros em julho, o que se traduz numa subida de 5,4 mil milhões de euros num só mês. No stock de títulos a curto prazo, pelo contrário, ocorreu uma quebra ligeira, com este a passar de 12,4 mil milhões de euros, em junho, para 11,6 mil milhões de euros, em julho.

“Para este aumento contribuíram essencialmente as emissões de títulos de dívida no valor de 4,6 mil milhões de euros, destacando-se uma emissão sindicada de uma obrigação do Tesouro realizada pela República Portuguesa de 4 mil milhões de euros“, confirma o banco central em comunicado.

Stock da dívida pública em novo máximo

Os dados do Banco de Portugal revelam ainda que os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 2,4 mil milhões de euros para os 19,3 mil milhões de euros. Assim, a dívida pública líquida de depósitos aumentou 2,5 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 245,4 mil milhões de euros.

(Notícia atualizada às 11h21 com gráfico)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública sobe 4,9 mil milhões em julho e atinge novo recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião