PSI-20 sobe na primeira sessão de setembro, após três quedas consecutivas

A Mota-Engil destaca-se com uma valorização de 3% na sessão desta terça-feira, reagindo ao anúncio de que ganhou um contrato de quase 300 milhões de euros em Angola.

A bolsa nacional arrancou a primeira sessão de setembro em terreno positivo, acompanhando a tendência das bolsas europeias. A praça lisboeta segue em alta após três sessões consecutivas de quedas, ainda que o mês de agosto tenha sido ligeiramente positivo.

O PSI-20 sobe 0,33% para os 4.315,47 pontos nesta terça-feira. As restantes bolsas europeias como o alemão DAX ou o francês CAC também sobem quase 1%.

O mês anterior não foi particularmente positivo para o PSI-20, mas nas bolsas norte-americanas, japonesas e europeias este foi o melhor agosto em 30 anos. Este foi o quinto mês de ganhos nas bolsas mundiais, que têm vindo a recuperar após o sell-off causado pela pandemia em março.

Em Lisboa, nesta terça-feira, 11 cotadas seguem em alta, três em baixa e quatro inalteradas.

O destaque vai para a Mota-Engil que sobe 3,05% para os 1,625 euros, após ontem ter anunciado que ganhou um contrato, em parceria, de reabilitação e construção rodoviária em Angola de cerca de 298 milhões de euros. Os títulos da construtora nacional já tinham valorizado mais de 30% no conjunto do mês de agosto, depois do anúncio da entrada de investidores chineses no capital da empresa.

Segue-se a Pharol com uma valorização de 1,34% para os 10,6 cêntimos e os CTT com uma valorização de 0,96% para os 2,63 euros. A contrariar a tendência positiva e a impedir maiores ganhos estão as quedas do BCP, cujas ações desvalorizam 1,52% para os 9,72 cêntimos, da Nos e da Sonae.

Fora do PSI-20, de notar também que a Efanor Investimentos, a holding da família Azevedo, comprou mais 30 mil ações da Sonae Indústria, no dia 28 de agosto. As ações ainda não negociaram na sessão de hoje.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 sobe na primeira sessão de setembro, após três quedas consecutivas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião