5 coisas que vão marcar o dia

No primeiro dia de setembro, serão conhecidos indicadores relativos à dívida pública, bem como sobre os setores da produção indústrial e do mercado automóvel.

Neste primeiro dia do mês de setembro, vão ser conhecidos vários dados importantes que permitirão perceber um pouco mais o impacto da pandemia na economia. Entre eles, encontram-se indicadores como a dívida pública, bem como dados sobre a produção industrial e as vendas de automóveis. Para além disso, o dia marca o final do prazo de concessão de empréstimos pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

BdP divulga dívida pública

O Banco de Portugal vai divulgar dois indicadores nesta terça-feira. Um deles prende-se com a dívida pública, que aumentou 7,1 pontos percentuais do primeiro para o segundo trimestre deste ano, em grande medida por causa da crise pandémica, para 127,1% do PIB. Serão também conhecidos dados sobre a taxa de desemprego para a Zona Euro, relativos a julho deste ano.

Famílias recebem abono extra

As famílias do primeiro, segundo e terceiro escalões vão receber o pagamento extra de um abono de família, num montante correspondente ao valor base. A Segurança Social paga a prestação complementar neste um mês por ser a altura em que arranca o novo ano letivo, com as famílias com filhos menores a registarem maiores despesas. Serão abrangidas por esta medida 974 mil crianças e jovens, segundo o Ministério do Trabalho.

Como evoluíram as vendas de carros em agosto?

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) dá a conhecer, esta terça-feira, os dados relativos às vendas de automóveis durante o mês de agosto. O setor tem sido bastante afetado pela pandemia, sendo que em julho a queda no mercado automóvel foi de 16,9%, face ao mesmo período do ano passado.

Termina prazo dos empréstimos do IHRU aos arrendatários e senhorios

É o último dia do prazo de concessão de empréstimos pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) aos arrendatários e senhorios com comprovada quebra de rendimentos, para pagamento de rendas. A medida arrancou a 15 de abril, sendo que em junho o IHRU alertou que iria ser menos tolerante nos pedidos de empréstimos, porque o número de pedidos recebido era bastante superior ao número de trabalhadores disponíveis para os analisar.

INE publica índices de Produção Industrial

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga, esta terça-feira, os índices de Produção Industrial referentes a julho de 2020. Apesar de o setor ter começado a recuperar da pandemia no mês passado, com uma queda de 15%, que comparava com uma quebra de mais de 27% em maio, Portugal foi o país que registou o maior recuo homólogo na União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião