Europa com medo da segunda vaga da Covid-19. Lisboa cai quase 2%

Bolsas europeias estão em forte queda, penalizadas pelos receios dos investidores quanto à segunda vaga da pandemia. Lisboa segue as quedas, com o BCP a afundar.

Está a ser um arranque de semana negativo nas praças europeias. Preocupações sobre um aumento de casos de coronavírus, que pode levar a novos confinamentos, estão a ditar quedas de mais de 2% nos principais índices do Velho Continente.

O Stoxx 600 que segue as 600 maiores cotadas da região, recua 1,4%, havendo vários índices com perdas na ordem dos 2%. Em Lisboa, o PSI-20 segue a cair 1,84% para os 4.174,38 pontos, com 16 das 18 cotadas em queda.

O setor do turismo é o que mais cai nas bolsas europeias, com o Stoxx Travel & Leisure a ceder 4%, mas o setor financeiro também se destaca pela negativa perante revelações de que os bancos movimentaram grandes somas de fundos alegadamente ilícitos durante quase duas décadas sem questionarem a sua proveniência. O HSBC cai 4,5% em Londres.

Em Lisboa, penalizado pelo comportamento negativo do setor financeiro, o BCP destaca-se nas quedas, recuando quase 3% para 8,8 cêntimos por ação.

Além da queda do banco liderado por Miguel Maya, nota para a descida dos títulos do setor da pasta e papel, muito dependentes da economia mundial, com a Altri e a Semapa a cederem 3,5% e 2,5%, respetivamente.

Numa sessão em que a Mota-Engil é a cotada mais penalizada, cedendo mais de 5%, é o setor da energia que merece destaque, com a Galp Energia a deslizar 3% para 8,45 euros, enquanto a EDP e a EDP Renováveis recuam 1% e 2%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa com medo da segunda vaga da Covid-19. Lisboa cai quase 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião