Lisboa volta a juntar ecossistema em Semana de Empreendedorismo. E todo o país pode participar

Mais de 100 eventos promovidos pela autarquia e pelas dezenas de parceiros fazem parte do programa da 9.ª edição, construído, este ano, em parceria com 25 curadores.

Pela primeira vez em nove edições, a Semana de Empreendedorismo de Lisboa está acessível a todo o país. A 9.ª edição do evento, uma iniciativa organizada pelo Made of Lisboa, da câmara municipal da cidade, arranca esta segunda-feira e decorre, fundamentalmente, em versão virtual, tendo como objetivo juntar as diferentes comunidades do ecossistema, promover a economia da cidade e posicionar Lisboa à escala internacional.

Com um programa dividido entre os dias 21 e 25 de setembro, a edição deste ano está focada na retoma da economia da cidade, procurando maximizar a eficiência e sem perder o foco na sustentabilidade: o programa conta com mais de 100 eventos promovidos pela autarquia e pelos cerca de 90 parceiros.

Além dos eventos, e para promover o comércio local e auxiliar empreendedores, a semana também contará com experiências gratuitas, como os roteiros temáticos da startup Secret City Trails com Rotas Históricas, dos Miradouros e Comida & Vinhos, passeios gratuitos no Smart Sightseeing, a possibilidade de trabalhar gratuitamente em coworks através da aplicação Croissant, entre outros. Na parte de benefícios, os empreendedores receberão créditos de 5 mil euros para utilizar na nuvem da AWS, descontos em cursos e serviços, e outros apoios”, assinala fonte da autarquia, ao ECO.

Este ano, o programa foi organizado em colaboração com 25 curadores, de áreas como a cultura e criatividade, saúde e investigação, tech e dados, impacto, investimento e financiamento, transformação digital e work & skills, entre outras: os escolhidos identificaram e selecionaram eventos relevantes nas áreas pelas quais foram selecionados.

“Porque sempre fui a ‘irmã do meio’ entre o ecossistema empreendedor (termo que enerva a cultura, que a cultura não gosta, não entende e acha uncool) e a cultura (que os empreendedores não compreendem e sobre o qual se consideram superiores). E há que assumi-lo. Por isso aqui está uma boa oportunidade onde finalmente assumo o meu papel de ‘empreendedora underground’ onde posso JUNTAR estas tribos de ‘nerds’ e de ‘incompreendidos pelo sistema'”, assinala Mariana Duarte Silva, fundadora do Village Underground e curadora da área de cultura e criatividade da 9.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa.

O evento de abertura decorre a partir dos Paços do Concelho, esta segunda-feira a partir das 15 horas, e conta com a presença do secretário de Estado da Transição Digital, André Aragão Azevedo, do vereador da Economia e Inovação, Miguel Gaspar, do CEO da WebSummit, Paddy Cosgrave, da managing director da Informa D&B, Teresa Cardoso Menezes, e da CEO da SIBS, Madalena Tomé. O tema do debate é “Retoma económica em Lisboa: onde estamos e para onde vamos?” e a sessão conta com transmissão em direto aqui.

A Semana do Empreendedorismo de Lisboa (SEL) foi uma das primeiras iniciativas criadas pela autarquia no sentido de colocar em prática a estratégia para transformar Lisboa numa das cidades mais competitivas e inovadoras da Europa. “A diferença este ano é que nos inspiramos no que outras cidades e ecossistemas organizam (São Paulo Tech Week ou SXSW, por exemplo) para enriquecer a SEL – e conseguimos crescer muito, mais de duplicando o número de eventos e envolvendo mais do triplo dos parceiros. A dimensão comunitária continua presente: é um eventos inclusivo, aberto ao que a comunidade organiza e propõe, ao qual acrescentamos uma dimensão de curadoria por verticais, envolvendo pessoas que já eram particularmente ativas nos seus setores e que partilham esta atividade criativa com a comunidade empreendedora e inovadora da cidade”, assinala fonte da autarquia.

Todos os eventos têm entrada gratuita. O programa completo pode ser consultado aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa volta a juntar ecossistema em Semana de Empreendedorismo. E todo o país pode participar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião