Quando acaba a pandemia? Estudo aponta para o final de 2021

  • ECO
  • 23 Setembro 2020

Normalidade irá instalar-se na próxima primavera e a imunidade de grupo poderá chegar no outono aos países desenvolvidos. Fim da pandemia poderá acontecer no terceiro ou quarto trimestres de 2021.

A Covid-19 foi declarada pandemia há pouco mais de seis meses. Desde então, mais de 30 milhões de pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus a nível mundial, sendo que muitas morreram. Quando é que acaba? Estudo da McKinsey aponta para o final do próximo ano.

Este novo estudo da consultora norte-americana prevê que o flagelo da Covid-19 termine no terceiro ou quarto trimestres de 2021, refere o documento citado pelo Observador (acesso livre). Esta “data” para o fim da pandemia vai variar de país para país. Segundo a McKinsey, o fim será afetado pela altura em que a pandemia chegou ao país, a eficácia e adoção de vacinas contra a Covid-19, mas muito depende da imunidade.

O nível de imunidade natural numa população, a imunidade dada a exposição a outros coronavírus, a imunidade parcial conferida através de outras imunizações e diferenças regionais na forma como as pessoas socializam terão impacto na altura em que esta pandemia poderá acabar. Antes disso, contudo, a normalidade irá instalar-se na próxima primavera e a imunidade de grupo poderá chegar no outono aos países desenvolvidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quando acaba a pandemia? Estudo aponta para o final de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião