Bruxelas multa fabricantes de peças automóvel em 18 milhões de euros por alegado cartel
As fabricantes alemãs Brose e a Kiekert, foram multadas em 18 milhões de euros por terem participado em dois cartéis relativos ao fornecimento de fecho de portas para automóveis na Europa.
A Comissão Europeia multou esta terça-feira as fabricantes alemãs de peças de automóvel Brose e a Kiekert, em 18 milhões de euros, por terem participado em dois cartéis relativos ao fornecimento de fecho de portas para automóveis na Europa.
Em comunicado, o executivo comunitário dá conta desta multa, indicando que foi a fabricante canadiana Magna que denunciou os dois cartéis, nos quais participou, e só não foi multada porque revelou a Bruxelas esta violação das regras de concorrência no Espaço Económico Europeu.
Juntamente com a Brose, a Magna participou num cartel bilateral relativo ao fornecimento de módulos de portas e reguladores de janelas para um determinado modelo de carro do grupo Daimler, enquanto com a Kiekert a canadiana esteve num cartel bilateral para o fornecimento de fechos e outras componentes aos grupos BMW e Daimler.
“As três empresas reconheceram o seu envolvimento nos cartéis e concordaram em resolver o caso”, indica a Comissão Europeia em nota de imprensa, precisando estarem em causa “a coordenação do comportamento em matéria de preços e a troca de informações comercialmente sensíveis”.
“O objetivo das três empresas envolvidas em ambos os cartéis era preservar o negócio existente de cada parte e evitar uma deterioração dos níveis de preços determinados para os fornecimentos”, numa ação coordenada “através de reuniões, chamadas telefónicas ou trocas de correio eletrónico”, precisa o executivo comunitário.
À Kiekert foi aplicada uma coima de 14,9 milhões de euros, enquanto a Brose foi multada em 3,2 milhões de euros, sendo que ambos os valores incluem uma redução de 10% por estas fabricantes terem reconhecido a responsabilidade.
A Magna foi ilibada de uma multa de seis milhões de euros por ter denunciado ambos os cartéis.
Dados de Bruxelas revelam que, ao todo desde 2013, a Comissão Europeia já aplicou multas de 2,17 mil milhões de euros por cartéis no Espaço Económico Europeu, contando com a decisão desta terça-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas multa fabricantes de peças automóvel em 18 milhões de euros por alegado cartel
{{ noCommentsLabel }}