Estado vai devolver 200 milhões de euros de IVA aos consumidores

  • ECO
  • 3 Outubro 2020

A devolução de parte do IVA pago em consumos no setor do turismo, restauração e cultura visa estimular a economia. O IVA acumulado num período poderá ser gasto num período idêntico, subsequente.

O Governo já deu conta que pretende devolver uma parte do valor do IVA pago pelos portugueses nos consumos no setor do turismo, restauração e cultura como forma de estimular a economia. Ao abrigo desta medida a incluir no Orçamento do Estado do próximo ano, as contas do Executivo de António Costa preveem a reserva de 200 milhões de euros para fazer face a essa devolução, avança o Público (acesso condicionado) este sábado.

Este programa tem como objetivo “aumentar o rendimento das famílias, estimular o consumo interno e apoiar os três setores que têm sido muito afetados pela crise económica” provocada pela pandemia de covid-19, explicou àquele jornal um membro do Governo.

O programa prevê que os consumidores que a ele aderiram acumulem durante um período, em princípio de três meses, o total do IVA que pagarem em consumos no setor da restauração, alojamento turístico e cultura. Terão depois outro período idêntico para gastarem esse crédito acumulado em consumos nestes setores. Para operacionalizar esta medida, o Governo está a desenvolver uma parceria com a SIBS com vista ao desenvolvimento de uma solução tecnológica que permita gerir o crédito com o reembolso de parte do IVA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado vai devolver 200 milhões de euros de IVA aos consumidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião