Stayaway Covid dá ‘lição’ a Rui Rio sobre funcionamento da aplicação de rastreio

  • ECO
  • 5 Outubro 2020

Rui Rio questionou no Twitter o funcionamento da aplicação Stayway Covid porque não terá dado sinal da situação de saúde de António Lobo Xavier. A aplicação respondeu em tom de lição.

António Lobo Xavier descobriu no sábado que estava infetado com a Covid-19, depois de ter participado, na terça-feira, num Conselho de Estado, o que obrigou todos os conselheiros e o Presidente da República a realizarem testes de despiste do vírus, além da própria presidente da Comissão Europeia. Rui Rio foi mais longe e, no Twitter, deixou críticas implícitas ao facto de a aplicação Stayaway Covid19 não ter sinalizado a infeção de Lobo Xavier.

O problema é que a aplicação só faz alertas se o próprio infetado tiver feito o download para o telemóvel. E mesmo isso não chega, como explica a Stayaway Covid em resposta ao líder do PSD e também conselheiro de Estado.

Não foi apenas a gestora da aplicação a responder ao líder do PSD, explicando por passos o que é necessário para que haja alertas sobre riscos de contacto com pessoas infetadas com Covid-19. Rui Rio recebeu centenas de respostas, esmagadoramente críticas, mas também irónicas e com ‘memes’, de seguidores da sua conta oficial.

Ao final desta segunda-feira, de resto, já se sabe que todos os conselheiros de Estado, incluindo Rui Rio, testaram negativo à covid-19 e o próprio António Lobo Xavier deu uma pequena entrevista à TVI, mostrando-se recuperado e a sublinhar também a capacidade de resposta do SNS no seu caso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Stayaway Covid dá ‘lição’ a Rui Rio sobre funcionamento da aplicação de rastreio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião