Bloco não aceita “truques contabilísticos” do Governo com o Novo Banco

O Bloco espera que "nos próximos dias" possa haver uma alteração da posição do Governo quanto aos empréstimos ao Novo Banco, afirmando que não irá aceitar "truques contabilísticos" do Executivo.

O Bloco de Esquerda (BE) está decidido a não ceder no que diz respeito aos empréstimos feitos ao Novo Banco. Os bloquistas defendem que seja a banca a financiar diretamente o banco, sem envolver o Fundo de Resolução, e afirmam que não vão aceitar “truques contabilísticos” do Governo. À saída de mais uma reunião com o Governo, Pedro Filipe Soares disse esperar que nos próximos dias haja alterações na proposta do Executivo.

“Já dissemos ao Governo que não vamos em truques contabilísticos e, do nosso ponto de vista, não há nenhuma mudança face ao que foi dito anteriormente, quer pelo Governo quer por nós“, disse o bloquista esta terça-feira, à saída de uma reunião com o ministro das Finanças e com o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

Esperamos que nos próximos dias possa haver algumas alterações para defender o país, porque é da defesa do país que estamos a falar”, acrescentou, em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP3.

Pedro Filipe Soares notou que esta foi uma “reunião ao abrigo do direito de oposição” e não uma “reunião de trabalho para prosseguir o diálogo” que tem havido nas últimas semanas relativamente ao OE2021. “O que nos foi apresentado hoje, do ponto de vista do cenário macroeconómico, já tinha sido por nós conhecido antes. Esta reunião não altera nada do que dissemos nos últimos dias. Esperamos que as próximas reuniões tenham uma resposta qualitativa“, afirmou.

Para o bloquista, o OE deve responder à “difícil situação do país”, quer a nível pandémico, social e económico, e tem de “ser capaz de atacar os problemas estruturais, alguns dos quais que já existiam antes desta crise”. Pedro Filipe Soares sublinhou a “necessidade que o país tem de mudar estruturalmente a resposta que tem sido dada” a cada um desses problemas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco não aceita “truques contabilísticos” do Governo com o Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião