INE confirma descida dos preços no consumidor em setembro

Os preços no consumidor em território nacional caíram 0,1% em setembro, confirmando a inflação negativa que já se esperava.

Os preços no consumidor em território nacional caíram 0,1% em setembro, confirmando a estimativa feita pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no final daquele mês. Ainda assim, a taxa de inflação nos produtos alimentares não transformados superou os 4%.

“A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi -0,1% em setembro de 2020, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais à registada no mês anterior”, referem os dados do INE, publicados esta terça-feira. “O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de -0,2%, taxa inferior em 0,1 p.p. à registada em agosto”.

Contudo, apesar de a inflação ser negativa no conjunto, há variações dentro das diferentes categorias. No caso dos produtos alimentares não transformados, a inflação fixou-se em 4,2% face a setembro do ano passado. Por outro lado, os preços dos produtos energéticos estão 5,6% abaixo dos valores registados em setembro do ano passado.

A variação mensal (entre julho e agosto) do IPC foi de 0,8%. A média dos últimos 12 meses até setembro coloca a inflação nula. Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português — indicador utilizado pelo Eurostat para comparar a evolução dos preços nos vários Estados-membros –, fixou-se nos -0,8%, o que compara com os -0,2% observados em agosto.

(Notícia atualizada às 11h45 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INE confirma descida dos preços no consumidor em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião