Inflação foi negativa em setembro, mas preço dos bens alimentares sobe 4%

A taxa de inflação dos bens alimentares não transformados está acima dos 4% enquanto a dos produtos energéticos está nos -5,5%.

Os preços no consumidor em Portugal baixaram 0,1% em setembro face ao mesmo mês do ano passado, segundo os dados preliminares revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Apesar da queda generalizada dos preços, a taxa de inflação nos produtos alimentares não transformados foi superior a 4%.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido -0,1% em setembro de 2020, valor inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) ao registado em agosto”, lê-se no destaque do INE. Em agosto, a inflação tinha sido nula (0%).

Apesar de a inflação ser negativa no conjunto do cabaz, há diferenças dentro das várias categorias. No caso dos produtos alimentares não transformados, a inflação fixou-se nos 4,22%, em termos homólogos. Por outro lado, os preços dos produtos energéticos estão 5,5% abaixo dos valores registados em setembro do ano passado.

A variação mensal (entre julho e agosto) do IPC foi de 1%. A média dos últimos 12 meses até setembro coloca a inflação nos 0,1%.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, o indicador utilizado pelo Eurostat para comparar a evolução dos preços nos vários Estados-membros, fixou-se nos -0,7%, o que compara com -0,2% em agosto.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de setembro serão publicados no próximo dia 13 de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação foi negativa em setembro, mas preço dos bens alimentares sobe 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião