Biden acusa Trump de “desperdiçar” boom económico de Obama

Num debate marcado por insultos de parte a parte, Joe Biden acusou Donald Trump de "desperdiçar" o boom económico da Administração anterior, a de Barack Obama, da qual fez parte como vice-presidente.

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, agora candidato a Presidente, acusou Donald Trump de ter “desperdiçado” o boom económico que vinha da Administração de Barack Obama. Num debate marcado por acusações pessoais e interrupções constantes, Biden atacou o atual Presidente por estar apenas focado na bolsa e não na economia real.

Nós conseguimos ter uma recuperação económica que criou os empregos de que ele está a falar. Nós passámos uma economia florescente. Ele desperdiçou-a“, afirmou Joe Biden, dando como exemplo a indústria transformadora que já antes da pandemia estava “num buraco”.

“Fui eu quem trouxe de volta a indústria automóvel. Pediram-me para trazer de volta a Chrysler e a General Motors. Nós fizemos isso no Estado do Ohio e Michigan. Ele desperdiçou-o”, apontou o candidato democrata. Biden repetiu a promessa de eliminar os cortes de impostos implementados por Trump por estes apenas beneficiarem os mais ricos.

Já Donald Trump deu destaque aos ganhos do mercado bolsista: “Quando as bolsas sobem, isso significa empregos. Também significa 401(k)s“, disse, referindo-se a um investimento para a reforma que existe nos EUA. “Se alguma vez fosses Presidente com as tuas ideias, irias perder metade das empresas que vieram para aqui”, disse o atual Presidente norte-americano.

Além disso, Trump acusou Biden de querer fechar a economia para controlar a pandemia, o que levaria a mais stress económico. O ex-vice-presidente considera que “só é possível recuperar a economia se a pandemia estiver controlada” pelo que defende mais medidas restritivas onde for necessário para conter o número de novos casos.

Para o candidato democrata, o atual Presidente só levou a sério a crise pandémica quando viu a bolsa a cair. “Ele entrou em pânico ou apenas olhou para o mercado bolsista”, disse, criticando Trump por ter desvalorizado a pandemia no início de fevereiro. “Muitas pessoas morreram e muitos mais vão morrer a não ser que ele se torne mais esperto e mais rápido“, argumentou, acusando Trump de apenas estar preocupado com os mais ricos e não com a classe trabalhadora.

Outro dos temas que marcou o primeiro debate presidencial foi a declaração de impostos do atual Presidente, o qual sempre se recusou a mostrá-la, rompendo com uma tradição de transparência dos candidatos à presidência. Face à notícia do The New York Times de que teria pago apenas 750 dólares em impostos, Trump disse que era falso e garantiu que pagou “milhões de dólares”. Biden interpelou-o: “Mostra-nos as declarações de impostos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden acusa Trump de “desperdiçar” boom económico de Obama

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião