Único aumento das pensões em 2021 é o extraordinário, diz ministra

  • ECO
  • 14 Outubro 2020

A ministra do Trabalho e da Segurança Social admite que o único aumento de pensões a acontecer no próximo ano será o extraordinário, em agosto. Não haverá aumento normal em janeiro devido à inflação.

Os pensionistas não devem contar com um aumento “normal” das pensões em janeiro para acompanhar a taxa de inflação e evitar a perda de poder de compra. De acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2021 a previsão da taxa de inflação para este ano é de 0% e por isso não haverá aumentos. Em entrevista à Renascença (acesso livre), a ministra do Trabalho e da Segurança Social adiantou que para 2021 está apenas previsto o aumento extraordinário das pensões, que acontecerá em agosto.

Detalhando os aumentos previstos para os vários escalões de pensões, Ana Mendes Godinho referiu que “neste momento (…) está previsto que a atualização extraordinária aconteça a partir de agosto”, quando questionada sobre os acréscimos que os pensionistas podem contar no início do próximo ano. “Neste momento, o que está previsto é acontecer esta atualização extraordinária só a partir de agosto”, sublinhou.

Questionada sobre os aumentos “normais” em janeiro, a ministra respondeu que “o que está previsto na proposta é haver apenas uma atualização extraordinária” e justificou com a inflação. “De acordo com os valores que temos de previsão da inflação, a única atualização que está prevista é a extraordinária. A normal não acontece por via da inflação, porque temos uma previsão de inflação negativa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Único aumento das pensões em 2021 é o extraordinário, diz ministra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião