Lagarde admite mais estímulos. “Caixa de ferramentas do BCE ainda não se esgotou”

  • ECO
  • 19 Outubro 2020

Presidente do BCE não descarta mais estímulos à economia se a crise provocada pela pandemia se agravar. Lagarde defendeu ainda que se torne permanente o Fundo de Recuperação.

Perante a possibilidade de a crise piorar, com a pandemia a arrastar-se, a presidente do Banco Central Europeu (BCE) garante que “as opções na caixa de ferramentas não se esgotaram”. “Se for necessário fazer mais, nós faremos mais”, assegurou Christine Lagarde em entrevista ao jornal francês Le Monde, citada pela Bloomberg (acesso condicionado).

“Desde a retoma que assistimos desde o verão, a recuperação tem sido desigual, incerta e incompleta e os riscos estão a perder força. Vamos manter uma vigilância apertada sobre os indicadores ao longo do outono”, referiu a responsável francesa.

Christine Lagarde defendeu também que os líderes da União Europeia devem considerar se o Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros da região se poderia tornar numa ferramenta permanente, mantendo-se na “caixa de ferramentas” do bloco para o caso de ser necessário novamente.

“Espero que haja debate em torno de uma ferramenta orçamental comum para a Zona Euro e que seja enriquecido pela nossa experiência atual”, sublinhou.

Na mesma entrevista, Lagarde disse que é importante que os estímulos dos governos não sejam retirados “prematuramente”, sob pena que atrasar a recuperação das economias perante o impacto da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde admite mais estímulos. “Caixa de ferramentas do BCE ainda não se esgotou”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião