Reclamações ao regulador da energia sobem 9% para 5.889 no 3.º trimestre

  • Lusa
  • 19 Outubro 2020

De acordo com a ERSE, o setor elétrico continua a ser o mais reclamado, com o fornecimento dual e o gás de petróleo liquefeito (GPL) canalizado a acompanharem a tendência de crescimento.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu 5.889 reclamações no terceiro trimestre, mais 9,25% que no mesmo período de 2019, com a maioria a visar o setor elétrico.

“No terceiro trimestre de 2020, a ERSE recebeu 5.889 reclamações, as quais 584 foram reaberturas de processos”, informou o regulador no seu Boletim de Apoio ao Consumidor de Energia relativo aos meses de julho, agosto e setembro, divulgado esta segunda-feira.

Registou-se, assim, um aumento de 9,25%, face às 5.390 reclamações registadas no terceiro trimestre de 2019, e de 7,67% relativamente às 5.437 reclamações recebidas no trimestre anterior ao período em análise.

De acordo com o regulador, o setor elétrico continua a ser o mais reclamado, com o fornecimento dual (eletricidade e gás natural) e o gás de petróleo liquefeito (GPL) canalizado a acompanharem a tendência de crescimento.

Já o setor do gás natural e subsetor dos combustíveis líquidos registaram menos reclamações.

Os temas mais reclamados pelos consumidores de eletricidade e do fornecimento dual estão relacionados com questões contratuais e de faturação, assim como questões relativas à qualidade de serviço comercial.

Também no setor do gás natural, o maior número de reclamações tem a ver com a faturação, seguindo-se problemas relacionados com a contratação do serviço.

A ERSE dá ainda conta de que, durante o terceiro trimestre, foram concluídos 5.488 processos, dos quais 2.720 tiveram origem nos livros de reclamações (físico e eletrónico).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reclamações ao regulador da energia sobem 9% para 5.889 no 3.º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião