Lisboa regressa aos ganhos com subidas do BCP e da Nos

A bolsa nacional acompanhou o "otimismo" vivido pelas pares europeias. Lisboa voltou assim aos ganhos, à boleia das ações da Nos, que subiram mais de 2%, e do BCP, que subiram 1,31%. 

A bolsa de Lisboa fechou a semana em terreno positivo, seguindo a tendência da generalidade das praças europeias, com os investidores esperançosos de que o Banco Central Europeu (BCE) reforce o programa de compra de dívida perante o alastrar da pandemia no continente. A praça nacional voltou assim aos ganhos, à boleia das ações do BCP e da Nos.

Enquanto o Stoxx 600 valorizou 0,48%, o alemão DAX ganhou 0,71%, o francês CAC-40 somou 0,99% e o britânico FTSE 100 ganhou 1,16%. O espanhol IBEX-35 foi o que mais se destacou, subindo 1,42%. Lisboa acompanhou o “otimismo” vivido na Europa, negociando acima da “linha de água” pela primeira vez na semana: o PSI-20 valorizou 0,52%, para 4.139,40 pontos, com 12 cotadas a negociar em terreno positivo, duas e inalteradas e apenas quatro no “vermelho”.

Analistas consultados pela Bloomberg antecipam que o BCE pode avançar com novos estímulos económicos ainda este ano, reforçando as compras de dívida em 500 mil milhões de euros.

A puxar pelo índice de referência nacional estiveram o BCP e a Nos. Os títulos do banco liderado por Miguel Maya somaram 1,31%, para 7,74 cêntimos. Já as ações da empresa de telecomunicações ganharam 2,34% para os 3,1460 euros, um dia depois de a operadora liderada por Miguel Almeida ter fechado acordo com a Vodafone para com vista à partilha de infraestruturas e equipamentos de rede móvel, abrangendo as tecnologias já existentes 2G, 3G e 4G.

Entre os “pesos-pesados”, nota positiva ainda para as ações da Galp Energia, que avançaram 1,67%, para os 8,144 euros, contrariando a tendência vivida nos mercados petrolíferos internacionais. O Brent, de referência europeia, cedeu 1,13% para os 41,98 dólares, enquanto o WTI perdeu 1,03%, para os 40.11 dólares.

Em contraciclo, a evitar ganhos expressivos do PSI-20 estiveram os CTT e a EDP. A empresa de correios perdeu 0,22%, para 2,3150 euros, depois de ter recuado mais de 4% na quarta-feira. Já a elétrica nacional desvalorizou 0,32%, para 4,379 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa regressa aos ganhos com subidas do BCP e da Nos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião