Pista algarvia maravilha os melhores pilotos do mundo

  • Jorge Girão
  • 23 Outubro 2020

A natureza do circuito algarvio, com as suas constantes subidas e descidas abruptas que escondem curvas cegas, abria grande expectativa quanto à opinião que os melhores pilotos do mundo teriam.

Pilotos e equipas tiveram hoje o primeiro contacto com o Autódromo Internacional do Algarve ao longo das primeiras duas sessões de treinos-livres do Grande Prémio de Portugal e a opinião é unânime: a pista portuguesa é “espetacular”.

A natureza do circuito algarvio, com as suas constantes subidas e descidas abruptas que escondem curvas cegas, abria grande expectativa quanto à opinião que os melhores pilotos do mundo teriam.

Lewis Hamilton, o Campeão em título e o comandante do Campeonato de Pilotos deste ano, frisou o desafio que o traçado do Autódromo Internacional do Algarve representa. “Em muitos sítios não conseguimos sequer ver por onde vamos. À saída da Curva 8 estamos a olhar para o céu durante um longo período e não fazemos ideia do que está do outro lado da colina”.

“Na Curva 11, curvamos e não sabemos onde estamos até que, subitamente, aparece vindo do nada. É muito desafiante, o asfalto é muito suave e, por isso, vemos muitos pilotos a cometer erros, a escorregar e fazer piões”, apontou o inglês da Mercedes.

Charles Leclerc sublinha que as dificuldades colocadas pelo Autódromo Internacional do Algarve exigem muito dos pilotos, que têm de dar o seu melhor a cada momento. “Esta pista é fantástica! Levei algumas voltas para encontrar o ritmo, dado que não conseguimos ver os pontos de corda das curvas, mas assim que entramos no ritmo, é extraordinário. O circuito é muito escorregadio e a traseira do carro está sempre a mover-se, mas penso que isso torna tudo ainda mais divertido”, afirmou o jovem da Ferrari.

Nicholas Latifi, ao serviço da Williams, admite que se deleita com a pista portuguesa. “É uma pista muito divertida, é sempre fantástico chegar a novos circuitos aonde não temos experiência e descobri-los”, apontou o canadiano.

No final do dia, Valtteri Bottas, em Mercedes foi o mais rápido nos dois treinos, tendo a segunda sessão ficado marcada por dois episódios.

No primeiro, o AlphaTauri Honda de Pierre Gasly pegou fogo, tendo sido necessários interromper a actividade em pista para resolver a situação;

No segundo, Max Verstappen, em Red Bull Honda, e Lance Stroll, em Racing Point Mercedes, não evitaram um contacto na primeira curva, tendo o canadiano ficado plantado na escapatória de gravilha, o que obrigou a nova suspensão da sessão.

Amanhã, realiza-se a terceira bateria de treinos-livres, às 11h00, mas é à tarde que as coisas se tornam sérias com a disputa da qualificação, que definirá a grelha de partida para a corrida de domingo. Será que alguém conseguirá bater Lewis Hamilton?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pista algarvia maravilha os melhores pilotos do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião