Nova variante do coronavírus está a propagar-se pela Europa

Uma nova variante do coronavírus responsável pela Covid-19 está a propagar-se rapidamente pela Europa e está já na base da maioria das infeções em alguns países.

Uma nova variante do coronavírus tem-se propagado rapidamente pela Europa desde o início do verão, sendo já a responsável pela maioria dos novos casos de Covid-19 em vários países do continente, incluindo 80% dos novos casos no Reino Unido. A notícia foi avançada pelo Financial Times (acesso pago).

Cada variante do vírus tem o seu próprio código genético, o que permite que seja rastreada pelos cientistas até à sua origem. Neste caso, a nova variante do coronavírus, designada por 20A.EU1, terá tido origem em Espanha, mais propriamente em trabalhadores do setor da agricultura. Foi inicialmente identificada em junho.

Segundo o jornal, equipas de cientistas em Espanha e na Suíça estão a avaliar o comportamento da nova variante, para averiguar se pode ou não ser mais mortífera e mais infecciosa. Ainda não há qualquer evidência de que esta mutação aumente o risco de transmissão ou tenha outros impactos clínicos.

Num estudo, divulgado esta quinta-feira, um grupo de cientistas sugere, desta forma, que cidadãos que regressaram de férias em Espanha terão tido um papel preponderante na propagação da Covid-19 na Europa. São ainda levantadas questões sobre eventuais medidas que poderiam ter sido tomadas para evitar este resultado, nomeadamente verificações mais eficazes em aeroportos e outros pontos de transporte.

Além do Reino Unido, a variante em causa está a registar taxas de prevalência entre 40% e 70% noutros países europeus. É o caso da Suíça, Irlanda, Noruega, Letónia, Holanda e França. O estudo refere não existirem dados para outros países por falta de dados de sequenciação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova variante do coronavírus está a propagar-se pela Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião