Governo admite adotar medidas adicionais nos concelhos mais afetados

O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, admite regras ainda mais restritas para concelhos mais afetados pela pandemia. 

O Governo decretou recolher obrigatório em 121 concelhos entre as 23h e as 5h da manhã a partir desta segunda-feira. O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, admite regras ainda mais restritas para concelhos mais afetados pela pandemia, para além das que já foram impostas no âmbito do estado de emergência que entrou em vigor esta segunda-feira.

Teremos de ter medidas ainda mais intensas naqueles concelhos onde existe transmissão comunitária ativa. Será preciso fazer uma distinção e tomar medidas que sejam mais específicas para aqueles concelhos que estão numa situação mais preocupante e com um risco maior de infeção”, disse o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, em declarações à RTP3. E recordou que “as medidas para os 121 concelhos estão em vigor durante 15 dias e vão ser revistas quinzenalmente”.

O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro admite que o Executivo vai olhar novamente para a situação dos 121 concelhos “porque existem diferenças muito assinaláveis”. “Temos concelhos que estão acima da fronteira dos 240 novos casos por 100 mil habitantes, como temos concelhos menos afetados. Teremos de ter ainda medidas mais intensas naqueles concelhos onde há transmissão comunitária ativa”. Será preciso fazer uma distinção e tomar medidas que sejam mais específicas para aqueles concelhos que estão numa situação mais preocupante e com um risco maior de infeção”, disse Tiago Antunes, em declarações à RTP3.

O responsável admite este endurecer das regras no mesmo dia em que entrou em vigor o recolher obrigatório noturno em 121 concelhos com mais casos de infeção. Esta medida de proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00 em dias de semana e, nos próximos dois fins de semana, a partir das 13h00 é aplicada nos 121 concelhos considerados de risco elevado de transmissão da Covid-19. Entre estes municípios, que abrangem 70% da população residente, incluem-se todos os concelhos das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Com Portugal a registar um aumento significativo de novos casos, principalmente no Norte do país, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, admite a possibilidade de alargar as restrições a mais concelhos. “Vamos voltar a ver os números, o critérios é o mesmo mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes, porque podem existir concelhos onde a situação tenha melhorado e que possam sair destas restrições e podem existir concelhos que entrem nestas restrições”, destaca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo admite adotar medidas adicionais nos concelhos mais afetados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião