Vendas de carros na Europa caem com a Covid-19

  • Lusa
  • 18 Novembro 2020

Depois da recuperação em setembro, outubro foi negro para o setor automóvel. Vendas na Europa encolheram com as medidas restritivas nos vários países para travar a segunda vaga da Covid-19.

Após uma recuperação verificada no mês de setembro, o mercado automóvel voltou a cair em outubro na sequência do confinamento em vários países, indicam as empresas construtoras.

O número de registos de novas viaturas particulares recuou para os níveis de 2018 caindo 7,8% em comparação com os valores de 2019 – para 953.615 unidades – anunciou a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) através de um comunicado.

Devido aos efeitos da crise sanitária, a procura caiu significativamente nos mercados europeus: Espanha registou uma diminuição de 21%, a França 9,5%, a Polónia 14,6% e a Bélgica 9,4%.

Tanto na Alemanha (-3,6%) como em Itália (-0,2%) as concessões que permaneceram em aberto limitaram as quebras.

A queda das encomendas regista valores “sem precedentes” sublinha a ACEA.

O mercado espanhol foi o mais atingido com menos 670 mil veículos vendidos sendo que em 2019 as vendas ultrapassaram um milhão.

A ACEA que reúne 16 construtores na Europa previa, antes da pandemia de Covid-19, uma queda de apenas 02% depois de seis anos consecutivos de crescimento em relação às vendas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas de carros na Europa caem com a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião