Hoje nas notícias: Leilões de energia solar, sondagens e PCP

  • ECO
  • 20 Novembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O PCP não tenciona fazer a medição da temperatura dos delegados ou pedir teste a quem participar no congresso. Uma aliança entre o PSD e o Chega não seria suficiente para Rui Rio chegar ao Governo, mostra uma sondagem. A líder parlamentar do PS considera que se não se mantiver caminho iniciado em 2015, com a geringonça, corre-se o risco de se vir a ter “uma direita mais radical” do que o Governo de Passos Coelho. Isto numa altura em que Bruxelas poderá vir a investigar as ajudas de Estado nos leilões de energia solar em Portugal.

Leilões de energia solar em Portugal na mira da Comissão Europeia

A Comissão Europeia poderá abrir uma investigação por suspeitas de ajudas de Estado ilegais e violação das regras da concorrência nos leilões de energia solar em Portugal. Em causa estão investimentos na ordem dos mil milhões de euros. Exemplo disso foi a Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia que teve conhecimento de certos leilões pela imprensa portuguesa. Leia a notícia completa no Jornal Económico (link indisponível).

“Corremos perigo de ter direita mais radical” do que governo de Passos Coelho

Ana Catarina Mendes critica a posição do Bloco de Esquerda nas negociações para o Orçamento do Estado para 2021, afirmando que os bloquistas apresentaram propostas que sabiam que o Governo não ia aceitar. “Ou o BE não queria negociar e apresentou para dizer “nós até quisemos negociar”; ou então (…) o BE tem medo de partilhar a gestão do risco”, disse. A líder parlamentar do PS considera que se o BE mantiver este caminho, iniciado em 2015, o país corre o “perigo” de vir a ter uma direita mais radical do que do Governo de Passos Coelho. Leia a entrevista no Expresso (link indisponível).

Nem pacto com Chega dá Governo a Rio. Bloco afunda nas sondagens

Uma aliança entre o PSD e o Chega não seria suficiente para Rui Rio chegar ao Governo, mostra uma sondagem, que concluiu que, juntos, os dois partidos não superam os 37,1% de intenções de voto dos socialistas. Para ultrapassar o PS, os sociais-democratas — que reúnem 24,2% das intenções de voto — teriam de se alinhar com todos os partidos à direita, tal como aconteceu nos Açores. Com Chega, CDS-PP e Iniciativa Liberal, seria possível atingir 38,9% e superar, assim, os socialistas. Contudo, bastaria ao PS voltar a juntar-se a um dos antigos parceiros de geringonça para assegurar a manutenção do poder. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Congresso do PCP sem testes nem medições de temperatura

O PCP não tenciona fazer a medição da temperatura dos delegados ou elementos da comunicação social na entrada para o congresso que terá lugar no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, entre os dias 27 e 29. As orientações de segurança sanitária também não preveem o pedido de testes aos participantes. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Portugal compra milhares do medicamento contra Covid desaconselhado pela OMS

A OMS decidiu desaconselhar o uso do antiviral remdesivir contra a Covid-19. Os especialistas concluíram não haver evidência de que melhore a sobrevivência ou diminua as necessidades de usar ventilador. O Governo português anunciou em outubro que vai adquirir 100 mil frascos de remdevisir, prevendo gastar 35 milhões até março. Leia a notícia completa na TSF (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Leilões de energia solar, sondagens e PCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião