Atividade económica na Zona Euro cai em novembro devido ao aumento das restrições

  • Lusa
  • 23 Novembro 2020

Os dados do índice composto PMI, que mede a evolução da atividade na indústria e serviços, desceu de 50 pontos, em outubro, para 45,1 pontos em novembro, o nível mais baixo desde maio.

A atividade económica da Zona Euro caiu em novembro para o nível mais baixo desde maio devido à introdução de restrições de mobilidade “mais agressivas” para contrariar os efeitos da pandemia, anunciou esta segunda-feira a empresa de consultoria Markit.

A estimativa do índice composto PMI (Purchasing Managers’ Index) da atividade total na Zona Euro publicado esta segunda-feira foi de 45,1 pontos em novembro, o seu nível mais baixo desde maio e contra 50 pontos em outubro.

O agravamento da atividade foi provocado principalmente pelo setor dos serviços, cujos indicadores caíram pelo terceiro mês consecutivo e ao ritmo mais forte desde maio, enquanto o da indústria cresceu ao ritmo mais fraco desde o início da recuperação.

Da mesma forma, enquanto as novas encomendas no setor da indústria transformadora abrandaram, as do setor dos serviços “desfizeram-se”, especialmente em setores como o dos hotéis, viagens e serviço ao cliente, que foram fortemente afetados por restrições de mobilidade.

O emprego caiu pelo nono mês consecutivo, tanto na indústria como, sobretudo, nos serviços, devido à queda dos postos de trabalho pendentes face à fraca procura que também afetou os preços praticados.

A atividade em França caiu pelo terceiro mês consecutivo ao ponto de ser “um fardo importante para a região”, enquanto a Alemanha manteve o crescimento graças ao setor transformador, embora tenha sido menos intenso do que nos meses anteriores.

Apesar da quebra de atividade, as expectativas para os próximos 12 meses recuperaram e os empresários estavam otimistas graças a “notícias encorajadoras” sobre a vacina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade económica na Zona Euro cai em novembro devido ao aumento das restrições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião