Dos grupos de risco à logística, plano de vacinação contra Covid-19 terá “quatro dimensões”

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse que o Governo está a preparar um plano de vacinação contra a Covid-19 com "quatro dimensões". Prioridade serão os grupos de risco.

O plano de vacinação contra a Covid-19 que está a ser desenhado pelo Governo em conjunto com as autoridades de saúde contempla “quatro dimensões”, revelou esta terça-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, que recusa que Portugal esteja atrasado face aos outros países europeus nesta matéria.

Em declarações transmitidas pela SIC Notícias, numa altura em que várias vacinas experimentais já se mostraram preliminarmente eficazes, Marta Temido explicou que a primeira dimensão do plano tem foco nos chamados “grupos alvo” e, concretamente, na vacinação dos “grupos prioritários”. Nestes deverão estar incluídos os grupos de risco e profissionais do setor da saúde.

“A segunda dimensão é a da componente logística. Temos diferentes vacinas e diferentes abordagens logísticas em termos de armazenamento, refrigeração e [número de] doses. Procuraremos manter o mais possível a [forma de] distribuição clássica das vacinas”, continuou.

A terceira dimensão, explicou Marta Temido, é a do “acompanhamento e registo” de eventuais “reações adversas” que possam surgir, visto tratarem-se de vacinas muito recentes e sobre as quais ainda é parco o conhecimento científico. E a quarta é a “componente da comunicação” da vacina às populações. “Abrangerá estas quatro respostas que estamos a preparar para apresentar a todos”, reiterou.

Nas últimas semanas, o consórcio Pfizer/BioNTech revelou que a sua vacina experimentar protegeu contra a Covid-19 com uma eficácia de até 95%. Também a vacina experimental da Moderna mostrou poder ter uma eficácia em torno deste valor. Esta semana, a vacina experimental da Universidade de Oxford e AstraZeneca resultou numa eficácia de 70%, mas que pode chegar aos 90% se for tomada de uma forma específica. E a Rússia anunciou uma eficácia de 95% da vacina Sputnik V.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dos grupos de risco à logística, plano de vacinação contra Covid-19 terá “quatro dimensões”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião