PSI-20 cede com quedas do BCP, Galp e CTT

Após quatro sessões consecutivas de ganhos, o PSI-20 fechou em terreno negativo. A queda de cotadas como o BCP, Galp Energia e CTT ditaram a desvalorização do índice português.

O PSI-20 encerrou esta quinta-feira com uma desvalorização de 0,46% para os 4.607,25 pontos, após ter acumulado quatro sessões de ganhos e ter atingido um máximo de junho deste ano.

Num dia em que Wall Street está fechada por causa do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), o que diminui o número de transações nos mercados internacionais, as bolsas europeias também fecharam com quedas inferior a 1%, tal como o principal índice português.

A queda do PSI-20 é explicada pela desvalorização de cotadas como o BCP, que caiu 2,94% para os 11,88 cêntimos, a Galp Energia, que recuou 2,24% para os 9,5 euros — num dia de queda para a cotação do petróleo a nível internacional –, e os CTT, cujos títulos cederam 1,99% para os 2,46 euros.

Entre as quedas está também a Corticeira Amorim, a EDP Renováveis, a Jerónimo Martins e a REN.

Do lado das subidas houve fortes desempenhos, mas em cotadas com um peso relativamente baixo no índice. É o caso da Pharol, que subiu 10,99% para os 12,32 cêntimos, e da Ibersol (dona de várias cadeias de restaurantes), que valorizou 8,39% para os 5,04 euros.

Nota ainda para a subida superior a 2% das ações da Navigator e da Mota-Engil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 cede com quedas do BCP, Galp e CTT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião