Hoje nas notícias: PS, BPP e shoppings

  • ECO
  • 30 Novembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As lojas nos centros comerciais que registem quebras de faturação nos três primeiros meses do ano terão direito a uma redução na renda proporcional a essas quebras até um limite de 50%. Os veículos híbridos vão ficar mais caros, com a fatura a poder agravar-se até quase 9.000 euros no próximo ano, enquanto a fatura da luz vai baixar para metade das famílias. Na banca, há novas provas que mostram como foram desviados 11,6 milhões de euros do BPP. Já na política, destaque para a recuperação do PS que consegue conquistar mais votos que a direita toda junta.

PS volta a valer mais do que a direita toda junta

O Partido Socialista recuperou nas sondagens. Surge com 37,2% das intenções de voto no último inquérito de opinião realizado pela Aximage, voltando a conquistar mais eleitores que a direita toda junta. O PS sobe, mas o Bloco desce (7,9%) à conta do Orçamento do Estado, enquanto o PSD cai (23,9%) por causa do acordo com o Chega nos Açores — Ventura sobe para 7,5%. Iniciativa Liberal também desce (2,2%), a CDU não mexe e o CDS surge com 1%. O PAN subiu para 6,5%. Leia notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Rendas dos shoppings mais baratas no arranque do ano

Proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 apresentada pelo PSD chumbou, num primeiro teste, mas acabou por ser aprovada com votos a favor da esquerda, permitindo algum alívio para os arrendatários de lojas nos espaços comerciais. Assim, nos primeiros três meses de 2021 as lojas em centros comerciais que registem quedas de faturação vão beneficiar de uma redução na renda proporcional a essas quebras. No limite, o valor da renda pode cair para metade. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

 

Híbridos vão ficar até 9.000 euros mais caros em 2021

Nas alterações ao Orçamento do Estado, o PAN conseguiu aprovar, com votos do PS e BE, uma proposta que restringe os benefícios fiscais para os veículos híbridos convencionais e para os híbridos plug-in. O resultado será um aumento do preço de muitos destes veículos que, de acordo com simulações da PwC, poderão chegar a 8.800 euros no preço final. É o que acontecerá, por exemplo, a um híbrido plug-in de gama alta com 2.995 centímetros cúbicos de cilindrada, autonomia de 47 quilómetros e emissões de 61 gramas de CO2 por quilómetro. Leia notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Provas mostram como foram desviados 11,6 milhões de euros do BPP

O Banco Privado Português (BPP) alega que tem novas provas, num total de 75 documentos, sobre os 11,6 milhões de euros do banco que foram parar à mão de João Rendeiro, Salvador Fezas Vital, António Guichard Alves e Fernando Lima, antigos administradores que estão a ser julgados por fraude fiscal qualificada, abuso de confiança e branqueamento de capitais. Leia notícia completa no Público (acesso pago)

IVA da luz baixa para metade das famílias

Quase metade das famílias portuguesas vão ver o valor da fatura da energia baixar a partir desta segunda-feira. A descida resulta da descida da taxa de IVA de 23% para 13% a taxa dos primeiros 100 kWh. Esta redução vai custar aos cofres do Estado 150 milhões de euros e vai permitir às famílias poupar cerca de 1,5 euros por mês. Deco continua a pedir que o IVA da luz baixe para 6%. Leia a notícia completa no Jornal de Diário de Notícias (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: PS, BPP e shoppings

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião