União Europeia propõe nova aliança estratégica com os EUA

  • ECO
  • 30 Novembro 2020

Com Trump de saída da Casa Branca, a UE prepara-se para avançar com uma nova aliança com os EUA, procurando responder ao "desafio estratégico" colocado pela China.

A União Europeia quer uma nova aliança com os EUA. De acordo com o Financial Times (acesso pago), a Comissão Europeia tem já preparado um rascunho daquela que poderá ser a cooperação entre os dois blocos económicos numa altura em que procura responder ao “desafio estratégico” colocado pela China.

Segundo este documento, consultado pelo jornal britânico, num altura em que Trump se prepara para dar lugar a Biden na Casa Branca, a UE defende que a parceria com os EUA precisa de “manutenção e renovação” para ser uma resposta contra os “poderes autoritários” e as “economias fechadas“. Neste acordo, identificado como uma “oportunidade de uma geração”, Bruxelas quer um entendimento que trave o crescente peso da China no mundo.

Este acordo prevê que ambos os lados “enterrem o machado” sobre vários temas, nomeadamente a aplicação de taxas por parte da Europa às gigantes norte-americanas. E pede uma visão comum sobre a regulação do digital, mas também o ambiente, bem como sobre a forma de combater a pandemia da Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia propõe nova aliança estratégica com os EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião